quinta-feira, junho 02, 2011

Texto no Cardeal Saraiva

Ponte de Lima ficou mais pobre

Foi com grande consternação que recebi a notícia do falecimento de Luís Dantas. Conheci-o mais de perto quando me enviou algumas mensagens a propósito de textos por mim escritos sobre a necessidade de trazer de novo à memoria colectiva limiana os combatentes da nossa terra que participaram na I Guerra Mundial.
Não o conhecia pessoalmente e foi através de Alípio Matos, meu pai, que pela primeira vez falamos precisamente sobre os combatentes da I Guerra Mundial. Deu-me a conhecer a sua investigação para a publicação de um livro sobre o assunto. É graças a ele que Ponte de Lima se pode orgulhar por ter no seu espólio uma publicação que honra a entrega daqueles que deram a sua juventude, por vezes a sua vida, naquela que ficou para a memória colectiva como A Grande Guerra
Luís Dantas era reconhecido pela seriedade nas suas publicações, como escreveu um amigo comum, José Marinho Gomes, as suas publicações eram baseadas não em palpites ou interpretações dúbias, mas no rigor histórico dos documentos. Foram várias as suas publicações e todas elas, pela qualidade, contribuíram de uma forma inequívoca para o engrandecimento da cultura limiana. 
Luís Dantas foi uma pessoa humilde que falava de igual modo com todas as pessoas sem pretensiosismo, aliás, como é apanágio dos Grandes Homens. O desaparecimento precoce de Luís Dantas é inegavelmente uma grande perda para Ponte de Lima, para a cultura limiana, mas uma enorme e irreparável perda para a sua família e seus amigos mais chegados. A estes deixo uma palavra de profundo sentimento pela sua perda. Ficam os seus trabalhos, os seus livros, a sua investigação, a sua poesia mas, acima de tudo, fica o seu  exemplo.

Texto publicado no jornal Cardeal Saraiva a propósito do desaparecimento de Luís Dantas

1 comentário:

A.Silva disse...

Caro Nuno Matos o escritor Luís Dantas merece ser lembrado.As tuas palavras no jornal Cardeal Saraiva são simples e verdadeiras.

A.Silva