sexta-feira, abril 04, 2008

Alto Minho artigo de 04-04-2008

Investimento

Finalmente uma boa notícia para a economia regional, em particular para a de Ponte de Lima. O Governo central aprovou a instalação de uma indústria de componentes de segurança automóvel em Ponte de Lima, o que significa 207 novos postos de trabalho. O ramo de produção será o mesmo de uma das unidade fabril ainda existentes na zona industrial da Gemieira, os airbags.

Sendo uma notícia animadora para todos os limianos, foi interessante ouvir o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo, dizer que este investimento "é a prova de que a estratégia empresarial levada a cabo pela autarquia começa agora a surtir efeito no concelho". Tendo em conta que Campelo governa os destinos de Ponte de Lima há mais de uma década a estratégia parece, no mínimo, demasiado lenta a dar frutos. Ou será que só ultimamente a Câmara Municipal se preocupou com a estratégia económica do concelho? É que se existe uma estratégia empresarial para o concelho limiano e que está a dar frutos, certamente que existirá um plano estratégico, mas este parece estar classificado como “documento secreto”, só alguns o conhecerão, ou talvez esses se resumam a um…

Campelo aludiu, e bem, para a necessidade do Governo central canalizar os investimentos para o interior. Talvez a estratégia empresarial da autarquia seja essa, a de ficar à espera dos investimentos que o Governo central se digne a enviar-nos. De preferência sem nos usar para campanhas publicitárias ou eleitoralistas, que sejam investimentos reais, que tragam postos de trabalho para Ponte de Lima e para a região, que tragam condições de fixação da população, nomeadamente da população jovem.

Mas por falar em captação de investimentos, não há um vereador com esse pelouro? Ainda alguém se lembra? Os nossos concelhos vizinhos tem industria, tem investimento, tem zonas industriais completas, talvez não com a dimensão do investimento apresentado mas que no conjunto não ficará muito longe. Não será isto porque por lá existe realmente uma estratégia que até pode nem ser a melhor mas que tem obtido resultados. E por Ponte de Lima? Bastará dizer que existe uma estratégia empresarial, que temos um plano para realmente o ter?

Sem comentários: