Balanços
No final do ano chegam os habituais balanços. Não resistindo também eu a esse hábito, deixo alguns dos protagonistas que, por Ponte de Lima, marcaram o ano de 2011...
Pessoas
Luís de Sousa Dantas – Recebeu, como corolário da sua dedicação literária, do seu contributo cultural para com Ponte de Lima, a medalha de mérito cultural. Num ano predestinado para o sucesso, acaba por ficar marcado pelo seu precoce desaparecimento.
Fernando Pimenta – O melhor canoísta nacional da atualidade teve um ano, apesar das dificuldades, marcado por sucessivas vitórias nacionais e internacionais elevando, com orgulho, o nome de Ponte de Lima. Teve como “cereja no topo do bolo” a sua qualificação para os Jogos Olímpicos que se irão realizar em Londres, já no próximo ano.
Política
Manuel Barros – Renovou por mais de 2/3 dos votos dos militantes a liderança do PSD de Ponte de Lima.
Miguel Pires da Silva – O vereador na Câmara Municipal de Ponte de Lima foi eleito líder nacional da Juventude Popular.
Daniel Campelo – Deixou a liderança da Distrital do CDS de Viana do Castelo para assumir a função de Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
Cultura
Grupo DUPLAFACE – Este grupo, sozinho ou em parceria, marcou o ano cénico de Ponte de Lima.
The
Kanguru Project – 2011 foi o ano de consagração desta banda limiana. Se no ano transato quase tinham de pagar para actuar no festival de música que se realizou na EXPOLIMA, em 2011 foram selecionados para atuar no Festival de Música de Paredes de Coura.
Desporto
A AD Os Limianos – 2011 fica como o ano em que Os Limianos subiram ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão B.
Clube Náutico de Ponte de Lima – Os seus atletas são referências nacionais e internacionais na modalidade, tendo-se sagrado campeões a vários níveis, a título individual e coletivo. Pelo 5º ano consecutivo, o Clube Náutico de Ponte de Lima, sagrou-se Campeão Nacional de Clubes.
Instituições
Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima – Num investimento de 1,5 milhões de euros, os Bombeiros Voluntários viram o seu velho sonho de ter um novo quartel tornar-se realidade.
Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima – Mesmo com a atual frágil conjuntura económica e o tardar dos apoios estatais, a Santa Casa da Misericórdia, conjuntamente com a Junta de Freguesia de Arcozelo e Câmara Municipal, avançou com o tão necessário Centro Comunitário, em Arcozelo.
Novo ano
Numa conjuntura difícil, onde a falta de valores se assume como pilar de uma crise profunda, a esperança deverá ser o nosso rumo. O ano novo será aquilo que nós procurarmos que ele seja. Nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Toronto (2002), tive a oportunidade de ouvir as seguintes palavras da boca do beato João Paulo II “Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens.". Esperança deverá ser a palavra sempre presente nos nossos corações durante o próximo ano de 2012.
NOTA: Publicado no dia 28 de Dezembro
Sem comentários:
Enviar um comentário