quinta-feira, agosto 16, 2012

Artigo no Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 09-08-2012

Boas notícias

Quem tem mais de 25 anos deverá ter memória do Cinema Rio Lima. Era lá que os limianos, desde os finais dos anos 80, assistiam às aventuras da 7* arte. A abertura de outros espaços nas cidades vizinhas, com as últimas estreias, ditaram o declínio do já antigo cinema.Durante anos fechado, metia dó a quem presenciou os seus dias áureos. Várias vezes escrevi acerca da necessidade de revitalizar e reinventar aquele espaço, cheguei mesmo a ser contactado por um jornal nacional para comentar o seu estado. Quando o Município deu a conhecer a sua vontade de construir um edifício para albergar um auditório, escrevi que seria melhor aplicar uma ínfima parte do orçamento desse auditório para renovar o espaço do antigo Cinema Rio Lima. O tempo veio dar-me razão. O Novo Panorama tinha noticiado no inicio do ano 2011 que a Câmara Municipal tinha a intenção de renovar o referido espaço, um ano depois o Boletim Municipal dá conhecer o projecto preparado para o velho cinema. Este projecto passa por revitaliza-lo, transformando-o num auditório municipal preparado para receber os mais variados eventos.É uma boa notícia para todos os que lá viveram experiências inolvidáveis.

Por falar nisso

O Cinema Rio Lima está inserido num espaço comercial outrora um exemplo de dinamismo comercial. Todos queriam uma loja naquele espaço. O tempo, associado a más decisões políticas, ditaram um longo período de decadência.Actualmente, assiste-se a alguma dinâmica com o surgimento de pequenos negócios ligados a áreas como o mundo do skate ou  da produção de vestuário  personalizado, que se juntam a algumas resistentes lojas que já se tornaram emblemáticas daquele espaço comercial. Infelizmente, outras não resistiram ao tempo! Quem ainda se lembra do café Bem Amado, da loja de desporto, ou do mítico Pub Horácio?Certamente que a revitalização do espaço do cinema vem dar uma ajuda preciosa na revitalização de todo aquele espaço comercial.

Post script
  No momento em que escrevo sinto a felicidade de saber que um limiano estará a disputar uma final nos Jogos Olímpicos. O "nosso" Fernando Pimenta em conjunto com o seu companheiro, Emanuel Silva, apuraram-se, na passada segunda-feira, para as finais de k2 1000 metros. Não sei se chegarão às medalhas, mas este feito já é, quer para o desporto limiano, quer para o desporto português, histórico. Só podemos agradecer e dar os parabéns aos atletas, bem como aos seus treinadores e clubes de origem.

Sem comentários: