sábado, abril 12, 2014

Artigo no jornal Novo Panorama


(Este é o primeiro artigo desde que o Novo Panorama passou exclusivamente a formato digital - http://novopanorama.com/ )

Uma verdade inconveniente 

Durante o mês passado, todas as dúvidas, se é que ainda existiam algumas, foram dissipadas. A Câmara Municipal de Ponte de Lima funciona num género de oligarquia. O vice-presidente vai a reuniões, decide e depois comunica ao presidente. Os restantes membros só existem para validar a gestão corrente, o restante está reservado à "câmara alta", para aproveitar as palavras do ex-vereador da Câmara de Ponte de Lima e presidente nacional da Juventude Popular, Miguel Pires da Silva. O caso da rede de muito alta tensão veio passar o atestado de óbito à velha tradição centrista de exercer o poder autárquico, a tradição de Abreu Lima e de Fernando Calheiros. 
Não é que o vice-presidente e o presidente de Câmara sabiam da intenção de esventrar o concelho limiano com uma linha de muito alta tensão, participaram em reuniões com os promotores, deram opiniões sobre o melhor percurso e não deram conhecimento nem aos restantes membros do executivo, nem às populações? Só vieram a público, com várias declarações contraditórias, porque o vereador do PSD levantou o assunto em reunião de Câmara. 
Mesmo com os membros da maioria CDS-PP desautorizando o seu executivo (de relembrar que o presidente da Câmara, em entrevista à comunicação social, declarou ser inconsciente opôr-se sem alternativa ao projecto) ao associar-se à oposição numa declaração de repúdio total à passagem da linha de muito alta tensão pelo concelho limiano, mesmo assim, os responsáveis autárquicos continuaram impávidos e serenos, sem assumirem a suas responsabilidades e achando, inclusive, que é assim que, numa democracia, os eleitos devem agir. Escondendo, escamoteando, negando as evidências até ao limite.

Ponte de Lima no Parlamento Europeu?
Daniel Campelo aceitou o modesto 14* lugar da lista da aliança PPD/PSD - CDS/PP. Mas será assim tão modesto? Não, não é. Fontes internas do CDS/PP já dão como certo que Daniel Campelo irá substituir a oitava, caso está seja eleita. O acordo assim o permite, esperemos pelos próximos episódios.

Obras de restauro
O leitor tem entrado ultimamente na igreja matriz de Ponte de Lima? Não? Então tem perdido as obras de restauro de um dos altares laterais que em breve voltará a ter o brilho e dourado de outrora. Estamos ansiosos por ver o resultado de tão laboriosa empreitada.

Qual o impacto?
De quinze em quinze dias temos uma feira ou feirinha no parque de estacionamento da expolima. Não será de quinze em quinze dias, mas, como afirmou um empresário de sucesso, são muitas e pouco estruturadas. Deveriam ser menos, melhor pensadas e com um claro objectivo de projectar o concelho e os seus produtos diferenciadores, não para o mercado interno, mas para o mercado externo. Para isso, o município teria que olhar para essas 2 ou 3 feiras ( não deveriam ser mais) como um produto que serve como montra para o exterior. 
Continua-se a tapar o sol com a peneira...

Sem comentários: