No site da autarquia limiana podemos encontrar a seguinte frase “todas as campanhas em prol da recolha selectiva do lixo, da reciclagem, da reutilização de materiais, nunca serão demais para que um programa de educação ambiental produza os seus frutos no mais breve espaço de tempo. Sabemos que muitas dessas campanhas têm tido um êxito assinalável (…)”. É verdade que o texto não é actualizado desde 2001, (fruto, certamente, da inexistência de uma política municipal de informação), em todo o caso, face às mais recentes declarações do Presidente da Câmara de Ponte de Lima, depreende-se que, neste campo, as prioridades do município já são outras. Sensibilização para a reciclagem e para a reutilização de materiais parece ser coisa do passado, agora entramos na época do “choque”.
Mas quais são na verdade os objectivos desta nova campanha de “choque”? Será que não é para preparar os limianos para um novo imposto desta feita sobre o lixo?
Um objectivo que parece evidente é o de tentar voltar os holofotes da comunicação social nacional novamente para Campelo. Aí sim, ninguém tem dúvidas sobre os resultados desta campanha. Em tempos de eleições internas para o partido de Campelo, o CDS, nada melhor que dar “isco” para a comunicação social “picar”.
Mas a campanha chama a atenção para o problema do lixo. Um problema onde por norma, como li algures num blog, todos temos a tendência para pensar que “os outros” é que não se sabem comportar, que “os outros” é que não têm cultura ambiental. A verdade é que é preciso implementar mais ecopontos pelo concelho, é preciso que o município não se fique pelo “choque”, é preciso mais e melhor informação do município para os seus munícipes.
Mas a semana passada chegou com mais uma “ideia de choque”. O Presidente da Câmara aludiu para a possibilidade de no próximo dia do ambiente colocar cerca de 30 toneladas de lixo no Largo de Camões, bem no centro da vila de Ponte de Lima, como forma de sensibilização. O meu primeiro pensamento foi para os comerciantes, certamente iriam “gostar imenso” de colaborar nessa campanha… Os cartazes da “campanha de choque” dizem "Em Ponte de Lima, seja limpo ou vá-se embora". Tem a certeza que quer despejar 30 toneladas de lixo na sede do concelho, senhor presidente?
Sem comentários:
Enviar um comentário