quinta-feira, abril 05, 2007

Alto Minho artigo de 05-04-2007

Não é só em Lisboa

Pois é, não é só em Lisboa que existem cartazes a "mandar os outros embora". E em Ponte de Lima não é apenas um, mas muitos. Com os dizeres "Em Ponte de Lima seja limpo ou vá embora. Diga não ao lixo" os cartazes apareceram como por magia em todas as entradas do concelho bem como no seu centro histórico. Talvez, estes cartazes tenham sido inspirados por "um" de épocas passadas que asseverava a condenação a três dias de encarceramento a quem conspurcasse o chafariz da vila de Ponte de Lima (vejam a pedra junto ao chafariz no largo de Camões em Ponte de Lima).

Sem qualquer identificação do autor, presume-se que a Câmara Municipal, o cartaz é precisamente a antítese do que se pretende que Ponte de Lima seja, Terra rica da Humanidade. Que Humanidade é essa que não prevê a educação e a sensibilização?

Se é certo que o problema do lixo trazido por alguns visitantes, e não só, é grave, não o é menos a possibilidade de passear entre o largo Alexandre Herculano, no bairro da Além da Ponte, até praticamente ao Mercado Municipal e se poder contar apenas por uma mão os locais para depositar o lixo. Como é grave, também, as zonas de merendeiro não estarem sinalizadas, se é que existem.

Seria melhor utilizar o dinheiro, que se gastou nestes cartazes de gosto duvidoso, para colocar outros cartazes indicando as zonas de merendas, bem como apetrecha-las com as infra-estruturas necessárias à recolha do lixo. A existência de infra-estruturas significaria que quem não cumprisse as regras seria autuado sem complacências. Sensibilização e fiscalização, essas deveriam ser as premissas.

Já agora, seria bom que os responsáveis pelos cartazes assumissem claramente com o seu logótipo (Ponte de Lima Terra rica da Humanidade...?) a sua autoria. Ou será que a falta de assinatura é sintoma de vergonha pela frase escolhida?

Sem comentários: