O que significam 125 mil euros? Para alguns, pouco ou nada, para outros, o problema da casa resolvido ou a possibilidade de dar uma vida melhor aos filhos. Se falarmos de um organismo público, suponhamos uma Junta de Freguesia, poderá significar a pavimentação de muitos caminhos, a renovação do centro da freguesia… Já se falarmos de uma Câmara Municipal, estamos a falar possivelmente de “trocos”.
A Câmara de Ponte de Lima vai receber menos 523 mil euros das transferências do Governo para o Município, sobre isso o Presidente da Câmara já veio afirmar que significará a não construção, por exemplo, do Centro de Documentação e Informação.
Os tais 125 mil euros são cerca de 25% do valor que o Governo cortou, os 125 mil euros é o custo da nova estátua a ser colocada na antiga feira do gado para homenagear as ditas “memórias do campo”
Incêndios
Não há um dia no último mês que não seja marcado por um ou mais incêndios. Ponte de Lima tem visto a sua mata, o seu património ambiental ser destruído dia após dia. É verdadeiramente criminoso, é verdadeiramente uma ignomínia, aquilo que se está a passar. Este é o resultado da inércia do Estado que abandonou a ordenação das suas matas, lavou as mãos e desistiu da floresta. Substituir os antigos cantoneiros e guardas florestais por equipas de GNR’s, chamadas de GIPS, com uma farda toda modernaça não foi certamente a melhor política.
Por mais que a Protecção Civil se esforce e os Bombeiros façam das tripas coração é impossível combater algo tão organizado sem um ordenamento territorial, florestal digno desse nome.
Vida
Foi com agrado que vi o senhor Malheiro à varanda da sua casa, cumprimentei-o e ele respondeu ao cumprimento, como sempre, amavelmente. Já não o via faz muito. Na Além da Ponte já se sentia a falta da figura alta, de voz possante do senhor Malheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário