Vê-se e sente-se o investimento político bem como a dinâmica dos profissionais do Arquivo Municipal para com este serviço. Um serviço que só em 2005 teve “casa” própria mas que já se impõe como exemplo regional e até nacional daquilo que deve ser um arquivo vivo. Com uma presença na Internet que é uma verdadeira porta para os seus utilizadores, os munícipes, está a desenvolver esforços para uma melhoria dos próprios serviços aos desmaterializar e interligar estes com o próprio arquivo. É verdadeiramente de saudar este esforço da autarquia.
Já lamentável, no entanto, é não poder fazer o mesmo louvor à Biblioteca. Apesar do esforço dos seus profissionais, é notória a falta de investimento por parte dos responsáveis políticos da última década. Bem sei que a desculpa recorrente é o investimento em Bibliotecas Escolares, mas esta não é certamente uma desculpa válida para o abandono a que a Biblioteca tem sido sujeita. Compare-se, a título de exemplo, a presença na Internet da Biblioteca e do próprio Arquivo. Apesar de existir há mais tempo, a Biblioteca apenas apresenta o básico catálogo on-line. É lamentável, para não dizer inaceitável!
Neste cenário, é com muita pena que se soube pela voz do Presidente da Câmara de Ponte de Lima que um dos projectos a morrer, por falta de recursos financeiros, é o prometido Centro de Documentação e Informação.
Seria bom saber, já que o dito projecto é abandonado, o que pensa a Câmara Municipal fazer para dar de novo vida, dignidade à Biblioteca Municipal? Vai continuar apenas com a hora do conto, a dar “apoio” técnico e com as visitas às escolas? É imperativo apostar na Biblioteca, reergue-la do esquecimento. Senhor Presidente da Câmara, verá que não se arrepende…
50 anos
A Liga Eucarística celebrou no passado domingo 50 anos. Foi das primeiras “associações” a que pertenci. Entrei com o meu primo, Mário Leitão, pela mão do nosso avô, Manuel de Barros, nos anos 80. Lembro-me das missas ao domingo de manhã e dos passeios-convívio que se faziam. Parabéns à Liga!
Sem comentários:
Enviar um comentário