Para os que ainda não repararam, e não é assim tão difícil, estamos em período de campanha eleitoral para eleger o próximo Presidente da República.
Embora com alguns percalços que o fizeram por vezes ficar de costas voltadas para o seu eleitorado natural (mas não deve o Presidente da República ser imparcial na sua actuação?), Cavaco Silva apresenta-se como o único candidato com condições para efectivamente exercer o cargo de Presidente da República. A dúvida reside se vencerá à primeira ou à segunda volta.
Mas esta é uma eleição com 6 candidatos que se dividem como que em divisões ou escalões. Temos a regional com Defensor Moura e José Manuel Coelho, a terceira divisão com o candidato Francisco Lopes, que serve para o partido comunista manter um espaço de intervenção, a segunda divisão com Fernando Nobre e Manuel Alegre, que tentam chegar à segunda volta, e, finalmente, a primeira divisão com Cavaco Silva.
Bem sei que a comunicação social local aqui do Alto Minho tem levado ao extremo a sua vocação regionalista, promovendo Defensor Moura com a publicação de artigos e reportagens opinativas sobre este candidato, mas tenho para mim que mesmo com este apoio todo, com o tipo de campanha que tem realizado e com os exemplos do seu passado político, Defensor conseguirá, talvez, um bom resultado… na sua rua, em Viana do Castelo.
Presidente por um dia
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou por unanimidade a criação do fórum "Presidente Por Um Dia". Uma iniciativa bastante interessante que apela à participação directa dos cidadãos e que se espera que tenha o sucesso que o Fórum Municipal não teve.
O problema destas “aberturas” é a vontade de participar dos cidadãos. Não é que esta seja fraca ou não exista, o problema é o receio que a participação, o dar a cara, o nome, pode suscitar. O cidadão, por mais vontade que tenha, poderá ter o receio de dar a sua opinião por medo de algum tipo de represália e isso é, infelizmente, ainda uma realidade na nossa comunidade, é algo que ainda está enraizado e que veio de um passado que ainda não está assim tão longínquo nem esquecido.
Saúda-se esta abertura da Câmara Municipal, espera-se que seja um sucesso de forma a aprofundar ainda mais a participação de todos para bem de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário