As más decisões políticas reflectem-se
O Instituto Nacional de Estatística acaba de revelar que Ponte de Lima continua muito aquém do valor de referência nacional no que respeita ao Indicador per Capita (IpC) do poder de compra médio nacional, fica-se por um índice de 62,79%. No top 3 do distrito encontra-se o concelho de Viana do Castelo com um índice de 89,74%, Valença com 80,94%, e Caminha com 80,34%. A explicação está em opções erradas e no arrastar da aplicação de políticas que criem emprego e riqueza.
Essas opções começam, por exemplo, quando se faz política apenas pensando nos interesses imediatos. Ouvi, numa rádio nacional, a propósito de conferência organizada pelos Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, o deputado Abel Baptista a defender o vinho verde. O deputado defendia maior apoio, melhor ordenação, pedia até economia de escala para o sector.
Não poderia concordar mais, aliás, penso que no Alto Minho ninguém discordará, no entanto não consigo perceber que Abel Baptista, enquanto presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, não tenha defendido o mesmo quando, no ano passado, o PSD de Ponte de Lima apresentou na Assembleia Municipal a proposta de criação de uma Estrutura de Missão para o desenvolvimento do sector do Vinho Verde. Nessa proposta, o PSD defendia o que o deputado veio agora defender. A proposta acabaria por ser chumbada pela maioria CDS-PP.
93 anos após o final da I Guerra Mundial
Fez, no passado dia 11 de Novembro, 93 anos que a I Guerra Mundial terminou. Foram muitos os limianos que participaram nesta guerra, felizmente podemos saber quem eram, de onde eram e o por lá lhes aconteceu. Basta para isso ler o livro do saudoso Luís Dantas, Os Limianos na Grande Guerra, que é uma verdadeira homenagem a todos os combatentes limianos.
O rio lima
Já muitas pessoas, nas quais me incluo, alertaram para a crítica situação do rio Lima. Finalmente, alguma coisa parece começar a ser feita. O município de Ponte de Lima, aproveitando fundos europeus, começou a realizar um conjunto de intervenções nas margens do rio. Sendo um passo importante, deverá ser complementado por mais alguns. Desde logo, dever-se-á fazer uma avaliação do impacto da construção do açude a jusante da ponte de Nossa Senhora da Guia e, posteriormente, pensar na exequibilidade da criação de um espaço de referência mundial no que concerne à modalidade da canoagem. Ponte de Lima, graças ao seu Clube Náutico, é uma referência, não só nacional, mas, mundial na canoagem. Com atletas de renome mundial não tem, no entanto, condições físicas para a prática da canoagem ao nível dos seus atletas.
Nota: Publicado no dia 18 de Novembro
Sem comentários:
Enviar um comentário