quarta-feira, novembro 07, 2012

Artigo no Novo Panorama


Artigo publicado no Novo Panorama em 31-10-2012






Autárquicas 2013 - Já mexem

Aos poucos as eleições autárquicas de 2013 vão ganhando visibilidade. No final da passada semana a comunicação social dava conta do desentendimento entre as distritais do PSD e do CDS-PP de Viana do Castelo. O PSD Alto Minho veio afirmar que estariam a ser negociadas coligações em Melgaço e Viana do Castelo mas que, a existir listas conjuntas, o cabeça de lista deveria pertencer ao PSD. Com esta posição do PSD o líder do CDS-PP, Abel Baptista, escreveu nas redes sociais que desta forma deixava de existir condições para coligações. Resultado disto? O PSD garante que Daniel Campelo não irá liderar uma lista de coligação a Viana do Castelo, o CDS vê ruir o seu objectivo de tentar conquistar, à boleia do PSD, a Câmara da capital de distrito. Assim, por Viana do Castelo está confirmada a recandidatura do socialista José Maria Costa e, ao que tudo indica, a candidatura de Eduardo Teixeira pelo PSD, quem sabe com o apoio do CDS-PP concelhio, aparentemente posto de lado na badalada possibilidade Campelo.
Aqui por Ponte de Lima ainda reina a incerteza. No CDS-PP a recandidatura de Vítor Mendes é tomada como natural, aliás a concelhia local já lhe concedeu o apoio. Vítor Mendes diz que ainda não tomou uma decisão, mas é ele que preside à concelhia que declarou o apoio à sua recandidatura...
Já no PSD, com uma liderança consolidada, sufragada e escolhida pela grande maioria dos militantes tem a obrigação de, em breve, apresentar um candidato que consiga dar a volta ao desaire de 2009. Nas últimas autárquicas o PSD pagou muito caro os erros de uma escolha que se revelou politicamente fraca, má preparada e com um rumo errático. Perdeu uma oportunidade única, proporcionada pela retirada de Daniel Campelo, de se afirmar enquanto alternativa, obtendo o pior resultado de sempre.
No PS esperam-se os resultados das eleições internas que terão lugar em meados de Novembro. Os prazos estipulados nacionalmente vão aproximando-se e, embora, já sejam falados alguns nomes, o PS local dá o início do próximo ano como a data para a divulgação do cabeça de lista.
Existe ainda a vontade do vereador Filipe Viana em estar "presente". Pelo que se lê na comunicação social o vereador organizou um jantar na sua freguesia, Vitorino dos Piães, ao que parece, com alguma aceitação entre amigos e familiares. Será esta a oportunidade do núcleo do PSD de Vitorino dos Piães - Navió ter finalmente uma estratégia vencedora? Com a reforma administrativa as freguesias de Vitorino dos Piães  e Navió ficarão juntas, tendo em conta a disponibilidade cívica do vereador, o núcleo terá, aparentemente, um óptimo candidato à nova junta de freguesia.

Cultura

A CAL  –  Comunidade Artística Limiana inaugurou o seu novo espaço. Numa parceria com os Bombeiros Voluntário de Ponte de Lima, que em boa hora cedeu o espaço, este, dentro do antigo quartel dos Bombeiros, para além de dar outra dignidade a esta comunidade artística permite outros ensejos que a antiga sede, no mercado municipal, não permitia.
Será bom recordar que a CAL conseguiu marcar de forma profunda a vida cultural em Ponte de Lima, conseguindo, inclusive, ser uma espécie de factor de dinamismo para o próprio pelouro da cultura do município limiano.

Sem comentários: