terça-feira, janeiro 15, 2013

Artigo no Novo Panorama



 
Artigo publicado no Novo Panorama em 10-01-2013
 
Primeiro sábado do ano

O ano começou em festa aqui por Ponte de Lima. Desde o jogo que se realizou no início da tarde de sábado, dia 5 de Janeiro, passando pela apresentação do “obrigatório” e imperdível livro, de João Carlos Gonçalves, “Os Limianos” e a história do futebol em Ponte de Lima, acabando com o jantar dançante, com mais de 1000 pessoas, a comemoração dos 60 anos da Associação Desportiva “Os limianos” foi um verdadeiro hino ao clube do concelho, (sim, do concelho!).
Na emotiva apresentação do livro anteriormente mencionado, realizada por Franclim Sousa, vereador da cultura e desporto do município de Ponte de Lima, foi dito que, e cito de memória, “quase todas as famílias têm, no seu seio, alguém que passou pelo “Os Limianos””. É bem verdade, e é por isso que “Os Limianos” é um clube diferente, é um clube com uma história construída por pessoas de todo o concelho. É um clube agregador, como escrevi anteriormente, é o clube do concelho.  

Casas com história

Já algures escrevi que gosto de casas antigas. Todas elas têm uma história feita de várias histórias. Essas histórias foram as vidas que por lá passaram, são as vidas que por lá passam, que fazem com que essas casas ganhem um encanto especial.
É de apertar o coração verificar a quantidade de casas que em Ponte de Lima estão ao abandono, devolutas, moribundas. Estas situações são ainda mais custosas quando há memória da “vida” que por lá existiu.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima tem vindo a adquirir, na zona urbana, alguns imóveis nessa situação. Mas esta é uma solução provisória, por norma a recuperação é interessante, as casas renascem com outra vida, com outra utilidade, mas a verdade é que o município não poderá adquirir todas as casas devolutas da zona urbana. É necessário envolver os privados, para, de alguma forma, multiplicar o exemplo vindo do município. São tempos de desafio, mas a vontade de voltar ao centro urbano existe, é já uma realidade em urbes maiores. Por cá, ainda que paulatinamente assiste-se a um pequeno movimento de retorno ao centro histórico.
Recentemente foi aprovado pela Câmara Municipal, “retificado” pela Assembleia Municipal, um incentivo ao arrendamento jovem no centro histórico, o “Centro Com Vida". É um bom passo no sentido certo, esperam-se outros para que juntos formem uma caminhada de retorno de “vida” às velhas casas que formam o nosso centro histórico. 

Boas notícias

Soubemos na passada semana que a Direcção-Geral do Património Cultural, após um parecer da secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, irá propor à Secretaria de Estado da Cultura a classificação de alguns imóveis na ribeira Lima. Um deles será a Igreja Matriz de Ponte de Lima que deverá, finalmente, passar a ser classificada como monumento de interesse público.

Sem comentários: