quarta-feira, janeiro 30, 2013

Artigo no Novo Panorama




 
Artigo publicado no Novo Panorama em 24-01-2013

Candidatos
Mesmo com a reforma administrativa em curso e a incógnita de se estará tudo concluído até as eleições, a verdade é que as autárquicas se vão aproximando. Com isto, as candidaturas vão aparecendo e, por Ponte de Lima, embora devagar, os nomes dos candidatos também se vão conhecendo.
Este fim-de-semana, o Jornal de Notícias anunciou a primeira companhia para Vitor Mendes, o já anunciado recandidato do CDS, Jorge Silva será o candidato do PS de Ponte de Lima à presidência da Câmara Municipal.
Após algumas entrevistas de candidatos a candidatos, Jorge Silva foi o escolhido, segundo o JN, por unanimidade e aclamação. O PS limiano parece ter aprendido com o resultado das últimas eleições onde perdeu o seu único vereador.
Jorge Silva foi um bom vereador da oposição, tem um passado de trabalho associativo em prol dos jovens limianos. O PS tem, claramente, como objectivo voltar à Câmara Municipal de Ponte de Lima.  

Portagens
Se algo de bom podemos ver com a possibilidade de colocação de mais portagens nos acessos rodoviários ao Alto Minho é o da união dos nossos eleitos. Aparentemente todos, desde os autarcas até aos deputados eleitos pela região, demonstraram estar contra a ideia de colocação de mais e novos pórticos de cobrança de portagens, quer na A28 quer na A27.
Claro que para já estamos no mundo dos prossupostos, quando chegar o tempo da colocação de portagens, o que se espera é coerência com estas posições. O que se espera é que nos órgãos próprios se vote contra, se proteste e não se viva apenas em função do equilíbrio entre os interesses partidários e os da opinião pública. O que se espera é que se tenha em mente que a região não aguenta mais portagens.

Novo livro
Será hoje, quinta-feira dia 24 de Janeiro, apresentada a obra inédita de António Manuel Couto Viana intitulada "Para uma geografia literária do Alto Minho". Esta obra tinha sido confiada ao Pelouro da Cultura do Município de Ponte de Lima que, com esta edição póstuma, realizará o desejo do saudoso autor falecido em 2010, trazendo à luz uma obra que nos dará a conhecer alguns dos poetas e prosadores mais relevantes do entre Minho e Lima.

Sem comentários: