quinta-feira, março 14, 2013

Artigo no Novo Panorama



Artigo publicado no Novo Panorama em 07-03-2013





Visibilidade…

A rádio TSF fez anos. Nas festividades, esta rádio resolveu dar voz à sociedade para além da nomenclatura que normalmente ocupa a telefonia nacional. Com isto, foi possível ouvir em destaque o grupo de teatro Unhas do Diabo, que ainda esta semana organizou a tradicional “sarrada” da velha, e Abílio Sá Lima que falou do seu programa na Rádio Ondas do Lima, "Manhãs de Sábado" que já conta com um quarto de século, e do seu gosto em “trazer as pessoas para a rádio”. Não foram só estes protagonistas que passaram na rádio de notícias mais ouvida em Portugal, foi Ponte de Lima e suas gentes…

No centro da notícia

Por falar em estar no centro da notícia, com a saída de Bento XVI toda a curiosidade se voltou para Roma e o Vaticano. O Colégio Pontifício Português passou a ser quase obrigatório em todas as televisões portuguesas, com ele o Alto Minho e a Diocese de Viana do Castelo. E porquê? Porque o seu reitor é o alto-minhoto Pe. José Caldas. Oriundo de Melgaço  foi o responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo, foi ele que liderou a organização da presença alto-minhota nas Jornadas Mundiais da Juventude em Roma, no ano do Jubileu, e em Toronto no ano de 2002. Em 2011, foi nomeado reitor Colégio Pontifício Português e é, desde 2008, Oficial da Congregação para a Educação Católica (um género de Ministério do Vaticano), sendo responsável pelo sector de língua portuguesa e espanhola das Escolas Católicas, bem como das Universidades Católicas e Faculdades Eclesiásticas de língua portuguesa.
Mas o Colégio Pontifício Português está ainda ligado à Diocese de Viana do Castelo através, por exemplo, do seu bispo D. Anacleto Oliveira que por lá passou quando era estudante da Universidade Gregoriana de Roma ou o Vigário Episcopal para a Doutrina da Fé e Catequese, Padre Doutor Vasco Gonçalves, que também lá passou aquando do seu doutoramento no Pontifício Instituto Pastoral “Redemptor Hominis” da Universidade Lateranense de Roma.

Autárquicas

As autárquicas 2013 fizeram as primeiras vítimas. Por Viana do Castelo, o presidente da concelhia do PSD, Carlos Vieira, demitiu-se por não concordar com o processo e para dar espaço à candidatura de Eduardo Teixeira. Assim parece estar esclarecida a proveniência de notícias que vinham a público de uma eventual candidatura de Daniel Campelo apoiada pelo PSD. Mas a agitação causada pelas autárquicas, em Viana do Castelo, não reina só no dentro do PSD. A maioria dos eleitos do CDS na Assembleia Municipal de Viana do Castelo declarou-se desagradada com decisão dos órgãos nacionais e distritais centristas de não permitirem uma coligação autárquica com o PSD e com a candidatura de Eduardo Teixeira. Abel Baptista, presidente da distrital centrista, já reuniu com Carlos Meira, presidente da concelhia, e prometem para breve novidades…
Por Ponte de Lima continua o blackout informativo em torno da candidatura do PSD, segundo se pode ir lendo na comunicação social, quer o actual presidente da Câmara quer outros destacados membros do CDS limiano já por várias vezes deram conta da sua curiosidade, os boatos já são alguns e muitos acham que a candidatura tarda. A verdade é que nunca é demais recordar que o PSD, em 2009, foi o primeiro partido a anunciar o seu candidato, cerca de um ano antes das eleições, e obteve o seu pior resultado de sempre em eleições autárquicas em Ponte de Lima.
Terminamos o périplo pelas autárquicas 2013 em Ponte da Barca. O candidato de 2009 do PSD, que durante 2012 se demitiu de presidente da concelhia e mais tarde de militante do partido, resolveu anunciar uma candidatura independente. O Socialista Vassalo Abreu,  actual presidente da Câmara de Ponte da Barca, deve ter respirado fundo. Esta candidatura será uma espécie de bolsa de ar, pois, por poucos votos que obtenha, poderá ser factor essencial para este se manter no cargo de presidente da Câmara de Ponte da Barca.

Sem comentários: