terça-feira, abril 16, 2013

Artigo no Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 07-04-2013

Passou um mês desde a última crónica.
No mundo, o momento mais marcante foi, indiscutivelmente, a eleição de um novo Papa que optou pelo nunca antes escolhido nome de Francisco. Conhecido enquanto cardeal pela sua humildade, conservadorismo doutrinal, defesa da teologia moral da Igreja e do compromisso com a justiça social parece apostado em continuar este caminho. Ainda nem um mês passou, mas não há dúvida de que o novo Papa surpreendeu e cativou o mundo. O que eu senti é que o Papa Francisco, desde logo na forma como se apresentou na varanda em S. Pedro até ao que foi sendo divulgado, como nas suas homilias e intervenções, nos quer recentrar no essencial, quer-nos ajudar a perceber que as coisas grandes estão na simplicidade, na humildade, no encontro com os outros, na fraternidade, no ser com os outros. A verdade é que se tornou desde logo num exemplo.
Ao nível local o destaque vai naturalmente para a política e as autárquicas. A novidade apanhou todos de surpresa, Abel Baptista será candidato à Camara Munícipal de... Monção. Muitos desde logo comentaram que ele deveria ser candidato a outra Câmara, a de Ponte de Lima. Claro que essa hipótese está relegada para, pelo menos, o final do ciclo de Vítor Mendes. Mas, o que mais surpreendeu foi que Abel Baptista nestes últimos anos tem sido um deputado da região, nado na região e apreciado por estar sempre presente para a região. Era a cara da tese de que os representantes, os eleitos deveriam "vir" da região dos representados, era dado por muitos .como o exemplo antagónico dos ditos "políticos paraquedistas", e foi essa posição assumida desde a sua primeira eleição como deputado que chocou com a sua candidatura a Monção. Esta decisão de Abel Baptista levanta ainda outras questões, por exemplo, quem será o cabeça de lista à Assembleia Munícipal de Ponte de Lima? Será Daniel Campelo ou, como já se ouve por aí, Salvato Trigo?
Depois de muitas especulações, eis que o cabeça de lista à Câmara de Ponte de Lima, homologado pela nacional do PSD, é o presidente da concelhia limiana. Manuel Barros, técnico superior na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, foi eleito e exerceu vários cargos internos no PSD, é membro eleito da Assembleia Munícipal de Ponte de Lima sendo reconhecidamente um dos seus membros mais activos. O PSD aposta em alguém com experiência política, com actividade associativa e com conhecimento do concelho procurando a recuperação do desaire das eleições de 2009.
É, no entanto, evidente que o caminho dos partidos da oposição será bastante difícil. Por melhores que sejam os seus cabeças de lista a verdade é que será necessário prepararem excelentes projectos que estejam para lá dos interesses pessoais ou de grupo e bem longe da demagogia, que sejam afirmativos e não abstencionistas.


Sem comentários: