quarta-feira, maio 15, 2013

Artigo no Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 09-05-2013
 
 

Sim, mas...

Foram apresentadas as contas de 2012 do Município de Ponte de Lima. Debatidas na Assembleia, foram a provadas por maioria. Deixo apenas uma nota. É verdade que todos se congratulam com o saldo positivo que exemplarmente o município limiano apresenta, mas saberá o leitor que existe, por exemplo, uma divida à Câmara Municipal de venda de água, tarifa de utilização da rede de águas residuais, de perto de 500 000€? Não estará aqui reflectida as necessidades e dificuldades que as famílias limianas estão a enfrentar? Será que o tão badalado "saldo municipal" está a ser investido para por cobro a estas dificuldades? 
Já agora, e porque talvez ajude à resposta, relembro que segundo o INE, o poder de compra per capita de Ponte de Lima é um dos mais baixos da região...

Desaparecimento

No final de Abril, faleceu Margaret Thatcher a marcante primeira-ministra que conseguiu emergir, nos anos 80, o Reino Unido da profunda crise em que vivia desde o início da década de 1970. Não teve medo de enfrentar os poderes instalados, os internos e os externos, porque sabia para onde queria e devia ir.
Já esta semana, chegou a notícia que a última grande referência da democracia cristã europeia, Giulio Andreotti, tinha falecido. Nas palavras de Pier Ferdinando Casini, o líder dos centristas da UCD, “Giulio Andreotti foi a política: condensou o bem e o mal. Uma personalidade extraordinária. Um estadista internacional conhecido em todo o mundo. Um católico verdadeiro. Um grande estadista que sempre acreditou nas instituições”.
É uma página da historia mundial que se fecha, o de um tempo em que existiam Políticos que sabiam o que queriam, que ponham à frente do politicamente correcto as suas mais profundas convicções.

Referências

Por falar em referências, no passado dia 3 de Maio, o Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, proporcionou um serão inesquecível. Convidar D. Manuel Clemente para palestrante é sinónimo não só de tempo bem passado, mas, acima de tudo, de obtenção de conhecimento. Foram poucos os minutos que os presentes, que encheram o espaço, puderam ouvir o actual bispo do Porto, poucos porque souberam a muito pouco.
Parabéns à organização pelos temas e pela excelência dos convidados. Este ciclo de palestras continua durante o corrente mês, imperdível.

Também imperdível

Foi em Viana do Castelo, mas valeu a pena a deslocação ao Instituto Católico para participar numa tertúlia de apresentação do livro "Auto de Fé" da autoria do Padre Gonçalo Portocarrero e de Zita Seabra. Se não leram o livro, não deixem de o fazer, lá encontrarão várias perguntas e respostas sobre a fé e sobre a Igreja Católica feitas de forma aberta e directa. Pena que a organização local não tenha divulgado convenientemente este evento pela Diocese.

Sem comentários: