sexta-feira, junho 28, 2013

Assembleia Municipal de Ponte de Lima

Acabei de fazer a seguinte intervenção sobre a contratação de um Técnico Superior de Português/Francês. Infelizmente o Senhor Presidente da Câmara limitou-se a afirmar que se a divisão diz que há falta é porque faz.

"Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Senhores secretários
Senhor Presidente da Câmara
Senhores vereadores,
Caros membros desta Assembleia Minhas Senhoras e meus Senhores

Senhor Presidente da Câmara, na informação da necessidade de recrutamento lê-se que os processos de geminação são um dos “factores importantes para a promoção da nossa imagem no exterior, nomeadamente no desenvolvimento de novas iniciativas e na consolidação dos projectos já existentes.” As geminações com cidades francesas, se a memoria não me falha, são dos finais dos anos 80, a pergunta que surge é, que projectos empresariais existem saídos do âmbito dessas geminações? Senhor Presidente, isto para além das visitas oficiais, claro.

Posteriormente fazem alusão ao projecto "Feiras Novas em França", um projecto existente há anos e que Adelino Tito de Morais tem sido o rosto mais visível. Significa então, senhor Presidente, que o dito projecto não tem conseguido atingir os seus objectivos? Será que existe uma barreira linguística, é que pelo que tem sido noticiado as “Feiras Novas em França”, também conhecidas por “Mini Feiras Novas”, são feitas pela comunidade limiana que vive nos arredores de Paris.

Lê-se ainda que existe o putativo “interesse manifestado por empresas do Principado de Andorra”. Senhor Presidente, não sei se sabe, mas curiosamente o Principado de Andorra é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, sendo que no seu território também são falados o castelhano, o português e o francês, mas nesta ordem de números de falantes...

Finalmente lê-se que será “necessário recrutar, com carácter de urgência, um técnico superior que reúna competências relacionadas com acima exposto e com a língua francesa, para criar pontes de relacionamento e promoção do município junto das populações e regiões que privilegiam esta língua como forma de comunicação”. Senhor Presidente, sabe que a língua mais falada do mundo é o mandarim, já agora, o francês é a décima, sabendo que a China é neste momento um dos países que mais investe no mercado externo, está a pensar em recrutar um técnico superior em mandarim?"

Sem comentários: