domingo, julho 14, 2013

Artigo no Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 05-07-2013

No Verão  

O boné vermelho, a BMX, a toalha na mochila ou no pescoço, as sapatilhas de pano e os calções de banho, eis o "equipamento" de férias que eu e os meus amigos usávamos durante as férias na adolescência. O paradeiro era o rio Lima, entre a ponte  medieval e a "ilha" era por lá que quem nos procurasse nos encontrava. O rio e as suas margens eram o epicentro das nossas férias de Verão.
Durante esses anos fomos vendo o rio "ganhar maré" com as descargas da barragem do Lindoso. Fomos adaptando as nossas brincadeiras a esse vai-e-vem das águas. 
Chegávamos ao rio pelo inicio da tarde, como nesse tempo a areia era muita, as bicicletas eram levadas ora ao empurrão ora às costas. Depois de uma tarde passada entre corridas na areia, banhos de rio e jogos, ter que enfrentar o sol das 18 ou 19 horas de Verão no regresso a casa, na ponte romana ou na estrada do Arquinho, era algo que roçava o hercúleo...
Confesso que ao ver umas "vedetas" da televisão a banharem-se nas águas do rio Lima, me lembrei desses tempos. Lembrei-me também que as últimas análises conhecidas do público davam como interditas as praias do Arnado e D. Ana, as mesmas que em tempos tiveram bandeira azul. As mesmas que para deixarem de figurar, ano após ano, na lista negra das praias portuguesas tiveram que perder o estatuto de praias fluviais. Infelizmente os meus filhos não poderão gozar o rio como a minha geração e as outras antes da minha gozaram. 
Não sei se a Câmara Municipal pede análises a entidades credíveis e imparciais, espero que sim, a verdade é que o público não tem conhecimento do actual estado das águas nesses locais. A pergunta que fica é, será que os que ainda lá se banham, sejam eles "vedetas" ou não, podem estar sossegados? 

Projecto "Granito das Pedras Finas"

Estive presente na sessão pública de assinatura do Contrato de Financiamento entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Norte, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Ponte de Lima. 
Este projecto tem o nome de "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima: afirmação da marca em novos produtos e novos mercados" - EEC - PROVERE MINHO IN e significa o financiamento, a uma taxa de comparticipação FEDER de 85%, dos "investimentos relativos à implementação de ações que visam contribuir decisivamente para a estruturação do produto "Granito das Pedras Finas", particularmente, através da sua certificação, da constituição da marca, da definição de uma estratégia de valorização comercial, incluindo a análise de canais de distribuição e identificação de mercados potenciais, e da exploração de novas soluções de design e aplicações para os produtos em granito, passando também pela promoção do ordenamento territorial da atividade e pela valorização ambiental e paisagística integrada das zonas extrativas."

Peço desculpa por esta tão longa citação, mas têm o objectivo de elucidar o leitor para o que está em causa. Este projecto só faz sentido com o envolvimento de todos, ou pelo menos da grande maioria, dos empresários do sector da exploração do granito. Infelizmente nesta sessão pública foram poucos os presentes. Bem sei que posteriormente existirão reuniões sectoriais, mas é imperioso o envolvimento destes, fazendo-os reflectir sobre a necessidade de agirem em conjunto. Este é um projecto importante que pode realmente "revolucionar" todo o importante sector de exploração do granito de Arcozelo.

Sem comentários: