segunda-feira, setembro 23, 2013

Artigo no Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 05-09-2013

Feiras Novas

Caro leitor, é inevitável que neste número, coincidente com a última das grandes festas do Alto Minho, tenha como primeiro tema as Feiras Novas.
As festas do nosso concelho são esperadas ansiosamente, ano após ano, e quando chegam são vividas intensamente deixando sempre um sentimento de terem passado rápido de mais.
A tradição é passada de pais para filhos, os limianos nutrem pelas suas festas amor e orgulho.
As Feiras Novas são umas festas verdadeiramente populares e especiais. Desde logo, os sons, os cheiros, os burburinhos, a animação e o colorido que enche toda a zona histórica da vila de Ponte de Lima. O orgulho de integrar o cortejo etnográfico, a honra de representar os antepassados no cortejo histórico e, acima de tudo, a emoção de integrar a procissão de N.Sra. das Dores. É o percorrer das ruas históricas de Ponte de Lima, reconhecer caras que há muito não se viam, é mostrar aos amigos, forasteiros, como a nossa terra é uma terra de grandes tradições. É o espanto perante a luz e o barulho dos espectáculos pirotécnicos, é a simplicidade de durante a madrugada ter o prazer de comer um pão com chouriço. As bandas de música que vão enchendo a "sala de visitas" de Ponte de Lima, o largo de Camões, com o seu espectáculo contagiante que junta desde os mais novos aos mais velhos. A festa é isto e muito mais, a festa é a saudade que provoca quando termina...

Pessoas marcantes

Tenho pensado nos últimos dias em como é possível alguém conseguir passar quase 50 anos ao serviço de uma comunidade, mantendo-se fiel aos princípios com que iniciou a sua caminhada nessa longa jornada. Conseguindo relevar as insinuações, mantendo-se firme na clareza de espirito e pensamento, com a capacidade de acompanhar os problemas, vivendo-os, mas olhando-os como desafios, apontando caminhos e soluções sem se impor, sem se enaltecer, fazendo como nos dizia o Evangelho de domingo passado, tornando-se o ultimo.
50 anos ao serviço de uma comunidade... Escrevo sobre o reverendo padre Manuel Miranda, pároco da paróquia de Sta. Marinha de Arcozelo, que à grande maioria desta paróquia baptizou ou casou (em norma até administrou os dois sacramentos).
A mim, marcou-me na minha formação como pessoa e como cristão. É um dos grandes exemplos de vida, de dedicação e forma de estar na comunidade. Quando vivemos tempos mais difíceis, tempos que deveriam ser de merecido descanso mas que se vão tornando em tempos de continuo trabalho, não poderia deixar de lhe dizer, Obrigado! Obrigado pela sua vida dedicada à nossa comunidade.

Nota sobre as autárquicas

Normalmente quando se debate a situação no concelho de Ponte de Lima a tendência é logo alguém dizer, "a autarquia limiana é um exemplo de gestão dos dinheiros públicos, consegue ter muito dinheiro no banco". É inegável que esta é realmente uma situação invejável, mas por outro lado é preciso ter consciência que este não deveria ser "O" objectivo último da autarquia. Infelizmente,  deixou-se de olhar para esta situação como um meio, mas sim como um fim. Ter "os cofres cheios" deve ser um meio para servir ainda melhor a comunidade, as pessoas. O dinheiro é das pessoas e não da autarquia, pelo que deve estar ao serviço das pessoas... Deve servir, por exemplo, para captar e acarinhar investimentos privados que criem emprego. Isso não tem acontecido, basta observar as zonas industriais existentes no concelho desde sempre praticamente vazias e sem vestígios de investimento.
Felizmente,  já se sentem ventos de mudanças no concelho, ainda noutro dia lia uma proposta para utilizar o espaço entretanto vazio da primária da vila de Ponte de Lima. Proponham lá colocar uma infra-estrutura de apoio ao empreendedorismo, à criação do próprio emprego, à criação de sinergias entre inovadores e empreendedores. Felizmente, esta proposta, feita por uma juventude partidária (sim, elas também fazem propostas e desafios, ao contrário dos estereótipos que alguns lhes querem impor), foi integrada nas propostas eleitorais da candidatura do PSD local. Esta é uma atitude pro-activa para o concelho de Ponte de lima Lima, um bom exemplo de como se pode por a "excelente condição financeira da autarquia" ao serviço das pessoas.

Sem comentários: