quinta-feira, dezembro 19, 2013

Artigo no jornal Novo Panorama

Artigo publicado no Novo Panorama em 12-12-2013


"Olha para o que digo não para o que faço"

Este provérbio atribuído a um frade de nome Tomás é seguido por muitos, que, estando na vida política, deveriam saber que o que dizem será confrontado com as suas acções. Na leitura dos jornais locais, chamou-me a atenção a entrevista de Paulo Morais a uma revista local. A Alto Minho fazia manchete com uma frase em que Paulo Morais sugeria que a oposição em Ponte de Lima era submissa ao poder instalado. No corpo da entrevista, o ex membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima dizia que no concelho limiano havia uma espécie de CDS A, B e C... Ao mesmo tempo, regozijava-se por ter cumprido do início ao fim o mandato como membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima. Como eu próprio foi membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, do mesmo grupo de Paulo Morais, não posso deixar de estranhar as suas palavras. Certamente não quereria avaliar os restantes membros com base na sua "prestação" enquanto membro daquele supremo órgão autárquico. O leitor poderá ouvir as intervenções de Paulo Morais na Assembleia Municipal para fazer o seu juízo, mas desde já lhe digo que será uma tarefa complicada, uma vez que as intervenções foram poucas e pouco trouxeram de novo ou de diferente. 
Paulo Morais critica a falta de oposição em Ponte de Lima, mas durante os 4 anos que esteve na oposição nada fez, nada propôs de forma a influenciar a forma de fazer oposição. Pelos apoios que foi dando nas últimas eleições autárquicas, para Paulo Morais, oposição é escrever um género de minuta com uns espaços em branco para preencher conforme os pontos a votação, para justificar o voto de abstenção. Claro que, comparado com isso, as propostas feitas pelo partido a que pertenceu ou as propostas dos restantes partidos da oposição nada valeram, aliás as propostas só poderiam ser encapotamentos de "negociatas" ou fruto da submissão destes ao presidente da Câmara...
Paulo Morais fala bem, tem boa imprensa, é mesmo o vice-presidente mais conhecido de Portugal, só não se percebe por que durante estes 4 anos não passou da teoria à prática. Deve ter sido por causa da demagogia e corrupção que reina dentro dos partidos, a mesma que faz com que pessoas oriundas e residentes no coração do Alto Minho entrem para militantes de um partido, pelo Porto...

Mudanças 

Em breve teremos eleições para o PSD e PS limiano. Perspectivam-se novos tempos, tempos de mudança.
Ao contrário do que alguns gostam de sugerir, há uma nova visão, uma nova geração que quer participar na vida da sua comunidade e que sabe que a acção política deve ser feita de forma transparente e que nada melhor do que levar essa forma de estar e viver a "res publica" aos pilares da democracia moderna, que são os partidos políticos. 

Final do ano

Termina 2013, um ano de mudanças, dificuldades, de expectativas. Para muitos foi um verdadeiro ano horrível. Olhamos para a nossa comunidade e vemos como muitos dos nossos vizinhos, familiares tiveram de emigrar, ou então entraram em situação de desemprego. O próximo ano parece vir a ser a mesma coisa, mas não devemos perder a esperança. Lia algures que faz parte endémica do cristianismo a esperança (as virtudes teologais são Fé, Esperança e Caridade), por isso os nossos antepassados conseguiram ultrapassar dificuldades terríveis, desde invasões a epidemias. 
Aproveito este tempo de advento, um tempo de esperança, para desejar que 2014 seja um ano que traga luz, um raio de luz de esperança num futuro que terá de ser construído pela comunidade. Um novo ano em que não nos deixemos levar por palavras "doces", mas por caminhos que, embora custosos, nos levem ao destino que nos propomos. A todos os leitores, que vão passando por aqui, desejo um feliz e Santo Natal e um Bom 2014. 

Sem comentários: