domingo, julho 20, 2014

"Quem manda?"

Texto publicado originalmente no Novo Panorama (ver em http://novopanorama.com/?p=7751 )



Recorrentemente perguntam-me, “mas quem é que decide/manda na Câmara Municipal de Ponte de Lima?“. Recordo algumas situações desde o último mês de Janeiro.

O ano entrou com uma polémica, a nunca antes vista festa de final de ano que a Câmara organizou numa freguesia teve a actuação da mesma banda que actuou nas comemorações da vitória do CDS nas últimas autárquicas. A decisão, pelo que se leu na comunicação social, foi do vice-presidente Gaspar Martins, a banda foi contratada por ajuste directo. Apesar do pedido de explicações, estas nunca foram dadas, porque, segundo o vice-presidente Gaspar Martins, tudo se procedeu de uma forma normal, já o presidente da Câmara afirmou que nem tinha reparado…
Em Fevereiro, o vereador do PSD, Manuel Barros, solicitou informação sobre o processo de muito alta tensão que aparentemente esventraria o concelho de Ponte de Lima. Descobriu-se que o processo era do conhecimento do presidente e do vice-presidente da Câmara já pelo menos há um ano. Este último tinha participado em reuniões e por sua ordem tinha sido enviado um email onde se traçava o percurso de preferência  da “câmara” limiana. Gaspar Martins nunca colocou esse assunto a discussão do executivo municipal, nem nunca, simplesmente, se opôs à passagem da linha, isto até o assunto ser do domínio público…

No final de Maio, Gaspar Martins decide colocar um monumento ao Santiago entre as pontes medieval e romana. A população manifesta-se contra, a oposição critica em uníssono e pede para que o monumento seja colocado noutro espaço, o próprio autor do monumento reconhece que aquele não é o melhor local. Gaspar Martins, o vice-presidente da Câmara, desvaloriza as críticas afirmando que estas vêm daqueles que só criticam e que estão sempre contra tudo…

Depois disto, o vice-presidente ainda tem a confiança do presidente, não tem? Voltando à pergunta inicial, existem dúvidas?

Sem comentários: