sábado, abril 04, 2020

Alto Minho artigo de 02-04-2020



Silêncio
Ainda não consegui entender por que é que o nosso líder municipal ainda não usou as novas tecnologias, as redes sociais do município, para falar aos limianos, como anteriormente o fazia, com alguma permanência. Há uns, noutros concelhos, que falam demais, aproveitando cada segundo para mais um vídeo, mais uma declaração. Não é disso que falo. 
São demasiadas as pessoas que ainda não perceberam o que realmente está a acontecer e é por isso que um líder deve aparecer. Para explicar o que está em causa, a realidade em que nos encontramos, o que se está a fazer e o que se planeia fazer. É urgente que o presidente da autarquia limiana dê o rosto, que demonstre pró-actividade e, sobretudo, que dedique alguma atenção  aos limianos.
Outros municípios, alguns bem perto, foram céleres na promoção de parcerias para proporcionar locais de testes, na proposta de soluções para as empresas de forma a manter empregos, no apoio às IPSS com equipamentos de proteção e testes. 

Demora
No final disto tudo, vamos ter tempo para fazer balanços. Veremos então, com outra clareza, os líderes que nos foram enganando com meias verdades, os outros que demoram dias a tomar uma decisão que deveria ser tomada em horas, e ainda aqueles que insistiram nas decisões erradas, quando já havia informação ou exemplo público que confirmavam o erro.
A demora na tomada de decisões, nestas circunstâncias, é algo que se paga muito caro. Não é o tempo dos líderes apenas focados na sua imagem e nos proventos políticos ( infelizmente, são muitos), mas de Líderes preparados e firmes. 

Não sair de casa
Já se percebeu que a maioria dos portugueses se encontra em casa e a cumprir as recomendações. Felizmente, esses gestos parecem estar a dar resultado. No entanto, ainda é possível ir mais além, sem qualquer imposição ou ordem do Estado. 
Podemos sair para fazer exercício ou passear os cães, mas, certamente, não será preciso percorrer  quilómetros para tais actividades. Temos de comprar os bens essenciais, mas podemos fazer tudo na mesma saída ou no regresso do trabalho. 
Se nos dizem que temos de ficar em casa e se não temos razão para sair, não vamos inventar desculpas. Mesmo para resolvermos assuntos relativos aos serviços do Estado temos várias alternativas online ou por via telefónica que evitam a nossa deslocação. Sim, podemos fazer ainda mais, mas temos de perceber que é urgente o nosso isolamento para validar o isolamento dos restantes. 

Testar, testar, testar
Sabendo-se que testar é uma das melhores formas de combater o contágio para quebrar as redes de contágio, sabendo-se ainda que a população mais atingida é a idosa, sabendo-se também que a região norte é a mais fustigada, por que é que,  além de Lisboa e Aveiro, se optou por Évora, Guarda e o Algarve para se iniciar a campanha de testes em lares de idosos? 
As horas são dias, os dias são meses, as semanas são anos…

Sem comentários: