domingo, junho 05, 2022

Alto Minho, artigo de 01-06-2022

Clique para ver a folha da acta 39/1986 da reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima de 12/11/1986


Uma homenagem que continua perdida no tempo

Era tintureiro de profissão (para os mais novos, tintureiros eram os profissionais que tingiam as roupas, dando-lhes nova vida). Na comunidade foi sempre respeitado, tendo participado em vários movimentos associativos. Ficou na memória coletiva a sua participação política. Josias Barroso foi um dos fundadores do PPD/PSD em Ponte de Lima. Foi um dirigente local fundamental para a implantação do partido no concelho limiano. Faleceu cedo e no exercício de funções de vereador com pelouros. 

O seu falecimento deixou consternada a comunidade limiana. A perda de um dos responsáveis políticos dos primeiros tempos da democracia, ainda para mais no exercício de funções autárquicas, conseguiu unir na perda o que as ideologias separavam. Assim foi, ao ponto do presidente da Câmara, eleito no manto seguinte pelo CDS, propor que o largo dos então Paços do Concelho (hoje Museu Militar) passasse a designar-se Largo “Josias Barroso”. Digno de destaque, foi o resultado da votação que levou à aceitação da proposta do Presidente da Câmara por unanimidade. Esta unanimidade significou que todos os vereadores, do CDS, do PSD e do PS, acolheram a proposta. 

Infelizmente, apesar da unanimidade que perpassou todos os espectros políticos, o aprovado não saiu do papel. É tempo de repor a justa homenagem. Fica o repto ao actual executivo para que, passados 35 anos sobre o que foi decidido unanimemente, se torne uma realidade a perpetuação do nome de Josias Barroso na toponímia da vila de Ponte de Lima.


Arquivo municipal


Na próxima semana, no dia 9 de Junho, comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos. Felizmente, por terras limianas, temos um Arquivo Municipal digno de referência. Dos fundos, aos profissionais, do mais recatado trabalho técnico ao mais visível trabalho de divulgação, o “nosso” Arquivo é um espaço vivo de memória da nossa comunidade. A título de exemplo, rapidamente os nossos responsáveis autárquicos, querendo pôr em prática o decidido pelos seus antecessores nos anos 80, encontrarão a acta da reunião da Câmara referida no tema anterior. 

É bom e reconfortante saber que a nossa memória está em boas mãos.


Eleições no PSD


Um dos problemas que o novo líder terá de enfrentar é o desfasamento entre o que é a vida interna com a realidade da vida das comunidades. Um exemplo, nas eleições do passado sábado a votação da concelhia de Arcos de Valdevez significou mais de 36% do total da votação, mais 14% que a concelhia de Viana do Castelo. Se compararmos com o peso eleitoral, o real, das últimas eleições legislativas, o concelho de Arcos de Valdevez, em número de eleitores, representou cerca de 9% dos votantes no distrito, já o concelho de Viana do Castelo significou cerca de 37%.

O PSD, se quer recuperar a sua relevância polícia e eleitoral, tem de inverter essa tendência de desfasamento entre a realidade eleitoral e os pesos internos das máquinas de filiação.