domingo, dezembro 18, 2022

Alto Minho, artigo de 14-12-2022

Novos protagonistas - Iniciativa Liberal


Ponte de Lima tem sido um concelho muito conservador em relação às alterações partidárias que vão ocorrendo no país. O exemplo do Bloco de Esquerda é paradigmático, embora com alguma expressão eleitoral nas eleições nacionais, em Ponte de Lima nunca se conheceu uma estrutura. Mas eis que a nova configuração partidária  do centro direita nacional trouxe novidades políticas ao concelho limiano.

A Iniciativa Liberal já tem um núcleo em Ponte de Lima. Este partido, sem estrutura, em legislativas passou de nono para o quinto partido mais votado em Ponte de Lima, com estrutura poderá vir a ter expressão autárquica, captando votos nos partidos tradicionais. Quando o CDS não sabe o impacto local da sua luta pela sobrevivência nacional e o PSD procura um rumo, a Iniciativa Liberal aposta forte em Ponte de Lima. 

O leitor sabe qual é o partido no concelho ou mesmo na região cujo membro local é candidato à vice-presidência nacional do mesmo? Sim, é a IL. A vice-presidente do núcleo de Ponte de Lima, que já foi candidata à câmara de Loures, Filomena Francisco, é candidata a vice-presidência da Iniciativa Liberal. 

Imagino alguns dos nossos políticos locais, que só agora, ao lerem estas linhas, ficaram a saber disto, a menorizar esta situação. Se o fizerem, é mais um erro que cometem. A IL é a quarta maior força no Parlamento português, tem aumentado constantemente a sua votação com uma forte base eleitoral nos jovens. São esses que fazem parte da estrutura local, mas não só, também fazem parte pessoas com penetração social, uns que até já andaram em campos sociais-democratas, alguns no CDS e outros em movimentos cívicos. Ou seja, são pessoas saídas das grandes correntes políticas existentes no concelho. Unidas, não em torno de nomes sonantes, mas de ideias.

Será interessante acompanhar a evolução deste partido em Ponte de Lima, que poderá ser uma séria surpresa nas próximas eleições autárquicas.


Um amor incondicional à sua terra


Amândio de Sousa Vieira é reconhecido por todos pelo seu amor incondicional a Ponte de Lima. Retrata a sua terra como poucos, porém não fica por aí (o que já por si seria imenso). Tem conseguido fixar a memória coletiva e elevar a cultura limiana. Exemplo disso é a sua fundamental participação na construção da estátua de homenagem à rainha D. Teresa. Foi esse amor que o levou à distinção com a Medalha de Mérito Municipal Cultural.

Passam 30 anos desde a publicação do seu livro “Ponte de Lima: Formas de ver”, o primeiro livro de fotografias publicado em Ponte de Lima. Uma edição de autor que em boa hora é reconhecida e homenageada pelo Município de Ponte de Lima com uma exposição na Biblioteca Municipal, onde estará patente até ao dia 26 de Fevereiro de 2023. 


Por falar em livros


Aproxima-se o Natal, porque não oferecer um “livro limiano”? Este ano não terá um espaço próprio no largo de Camões, dedicado à feira de artesanato, mas a feira do livro limiano decorre na Biblioteca Municipal e por lá poderá adquirir publicações municipais ou de autores limianos, com desconto.