Durante anos, a Assembleia Municipal de Ponte de Lima alheou-se das comemorações do 25 de Abril de 1974. Apesar de alguns apelos, inclusive nas conferências de líderes, nunca foi possível realizar uma sessão da Assembleia nesse dia. Finalmente, sendo presidente João Mimoso de Morais, na vigência da presidência da Câmara de Vasco Ferraz, o primeiro presidente nascido pós revolução, a Assembleia Municipal de Ponte de Lima realizou uma sessão evocativa, como escrevera Sophia de Mello Breyner Andresen, do “dia inicial inteiro e limpo”.
Virados para fora
Para uns será uma boa notícia, para outros uma notícia que confirma que a nossa região está ainda no pelotão detrás. Segundo o mais recente boletim trimestral Norte Conjuntura, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o nosso distrito tem 2 concelhos entre os 20 concelhos mais exportadores do norte de Portugal. O concelho de Viana do Castelo aparece na nona posição e o de Vila Nova de Cerveira na décima quinta.
Já agora, nem a segunda cidade do distrito, Valença, nem o segundo maior concelho, Ponte de Lima, aparecem na referida listagem.
Estranho
Não acharam estranho que nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril os únicos a referir Mário Soares tivessem sido Aguiar Branco e Marcelo Rebelo de Sousa? Do PS, nada! Será porque ele representa, como afirmou o presidente da Assembleia da República, “a personificação maior de um espírito de bom senso e sabedoria que hoje, em política, chamamos moderação”? Quando vivemos um ambiente político cada vez mais fragmentado, o PS de Pedro Nuno Santos parece mais preocupado com os jogos de popularidade imediata (e mediática) do que ser herdeiro de Soares na busca de consensos democráticos.
50 anos
Fez ontem 50 anos que, em várias localidades do Alto Minho, se viveu uma das maiores manifestações expontâneas de que há memória. As várias fotografias do dia 1 de Maio de 1974 são prova da adesão do povo ao processo iniciado dias antes pelo Movimento das Forças Armadas.
Existe um documentário da RTP, possível de ser visualizado na plataforma online da estação pública, que documenta esse dia na vila de Ponte de Lima. Começa por uma homenagem a Norton de Matos, onde é possível verificar a romagem de milhares de limianos, e termina no largo junto aos actuais Paços do concelho, onde várias personalidades fazem intervenções. São tantos os rostos familiares! Que pena o documentário não ter som.
Europeias
Os dois principais partidos portugueses, o PSD e o PS, apresentaram as listas com os candidatos às eleições europeias. Nenhuma delas apresenta candidatos do Alto Minho perto de lugares elegíveis. O PSD apresenta a advogada limiana, Felismina Barros, em 17º lugar, por coincidência, o mesmo lugar que o também limiano Manuel Trigueiro ocupou nas europeias de 2009. Já o PS coloca no 19º lugar, a licenciada em Direito e membro do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Valença, Ana Cláudia Moreira.