Feira do Livro?
Este ano não se realizará a Feira do Livro. Realmente a nossa Feira do Livro já foi, em tempos, um marco. Hoje é demonstrativa da ausência de sensibilidade do poder político. Será que o produto "Feira do Livro" está em curva descendente? Se assim consideram os responsáveis políticos, não o fazem os limianos, que todos os anos faziam questão de encher a Feira do Livro, isto, até o momento em que a transformaram em mais uma Feira bianual sem meios para se expandir. Com o surgimento de novos suportes paralelos ao livro e com a facilidade cada vez maior na obtenção de informação é imperioso uma feira do livro inovadora, onde se demonstre que as novas tecnologias casam em perfeição com o já antigo suporte que é o papel.
Iluminação de Natal
Com toda a pompa a Câmara Municipal chamou a atenção para a Iluminação de Natal. Realmente a iluminação junto ao rio presa pela sua beleza. A do chafariz é, digamos, discutível.
Mas, e depois da festa? Que iluminação vai ficar? É que a ponte velha, para além de não ter sido contemplada com a de Natal, já não vê os seus arcos iluminados há anos. A iluminação apresentada com pompa e circunstância da ponte medieval, conjugada com a da capela do Anjo da Guarda, foi-se degradando bem como a sua manutenção. De convidativa ao passeio nocturno, aquela zona de noite é hoje pouco acolhedora.
Mais uma vez, estamos perante uma obra onde se investiu dinheiro e que, passados alguns anos, se depreende ter sido, infelizmente, um desperdício.
Banda de Musica de Ponte de Lima
Encontra-se em construção a casa da Musica de Ponte de Lima. Este será por ventura o espaço de eleição para os ensaios da Banda de Musica de Ponte de Lima. Confesso que com grande pena minha. É que as noites de sexta-feira do antigo hall de entrada de Ponte de Lima, a Além da Ponte, têm sido animadas pelos ensaios da dita Banda. É um regalo ouvir os ensaios. As notas ecoam pelas velhas casas, pelo largo Alexandre Herculano, pela rua Manuel Lima Bezerra. Quase parece que o bairro encontra outra vida. Que pena a realidade mostrar a decadência que tem tomado conta deste histórico bairro.
E-mail da juventude
O pelouro da juventude voltou a apelar aos jovens para que usem um E-mail para enviarem sugestões ou propostas à Câmara Municipal. A ideia é boa, não se pode é pensar que este substitui um espaço físico dedicado a esse fim. Infelizmente, a ideia já não é nova e, pelos resultados anteriores, deixa um pouco a desejar.
Esperemos, no entanto, que a designação do E-mail não seja nenhuma indicação da importância que os responsáveis dão à juventude do concelho.
Assembleia da Juventude
Uma óptima ideia que há muito se realiza em outros concelhos. O pelouro da juventude ao assumir esta assembleia dá um passo decisivo na implementação da intervenção cívica e social dos jovens e das suas organizações. Seria, no entanto, bom explicar como se irá processar para que esta assembleia não nasça torta e ferida de morte. Seria bom que rapidamente as associações e, especialmente, as forças políticas de juventude não deixassem cair no esquecimento este projecto que já há uns anos a juventude limiana clama.
Fim de Ano
É de saudar a iniciativa de animação da passagem de ano nas ruas de Ponte de Lima. Assim se demonstra que não é preciso deixar a nossa terra para, de uma forma alegre e em comunidade, saudar o novo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário