sábado, fevereiro 11, 2006

Alto Minho 11/02/2006

AD “Os Limianos”

Depois de anos terríveis, de quase certa condenação à extinção, “Os Limianos” parecem ter encontrado um novo e bom caminho. A equipa liderada por Adelino Tito de Morais conseguiu reerguer o clube, dando-lhe de novo a importância de outrora na competição e na sociedade limiana. A difícil tarefa de estabilização financeira, a liderança no futebol, a secção de hóquei, a secção de basquetebol, as publicações e a presença na Internet, novas e boas novidades, são exemplos do bom trabalho que se tem vindo a realizar em prol do clube.
Os Limianos são, neste momento, um exemplo. É certo que ainda não está tudo feito, mas o futuro parece voltar a ser sorridente para os lados do campo do Cruzeiro.


Propostas

O sonho comanda a vida.
Manuel Trigueiro propôs que o convidado de honra para as Feiras Novas deste ano fosse alguém com relevância internacional na área do voluntariado para com os mais desfavorecidos, dando o exemplo de Bono Vox, vocalista dos U2, ou George Geldof, mentor do Live Aid. Pois! Eu proponha a Angelina Jolie, Embaixadora da Boa Vontade pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, é que neste caso há sempre a possibilidade de meter uma cunha a António Guterres, velho conhecido de Daniel Campelo, e, além do mais, sempre daria outra graça…
Manuel Trigueiro demonstrou, no entanto, ter sensibilidade para as necessidades do mundo. O que é bom. Talvez assim não caia em saco roto o que uma juventude partidária, aliás a do seu partido, a JSD, trouxe a público, no final do ano passado. É que a poucos quilómetros da vila de Ponte de Lima há pessoas a viverem em condições desumanas. Talvez esta sensibilidade demonstrada tenha repercussões positivas para as ditas situações.
Se não conseguirem trazer ninguém dos mencionados anteriormente, não há problema nenhum. Em Ponte de Lima há várias pessoas que muito fazem para minimizar situações de pobreza e miséria extrema. É certo que não são vedetas internacionais, mas também é verdade que, pelo que fazem voluntariamente, sem outra intenção que não a de ajudar o próximo, são merecedoras de todas as honrarias.


Alto Minho

A região do Alto Minho continua a ter índices de desenvolvimento, rendimento per capita, (etc) dos mais baixos de Portugal. Não é aceitável nem razoável que se continue a perpetuar um erro como o da divisão da região em duas áreas distintas, a VALIMAR e CIVM. A altura não se compadecesse de indecisões.
A Intermunicipal veio propor uma unificação, a vereação do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelo seu líder, Carvalho Martins, propôs, em reunião da Câmara, esse caminho. Infelizmente, a sua vice-presidente repostou, afirmando que a VALIMAR aceita propostas de adesão. Eis a razão, precisamente, pela qual o Alto Minho continua no estado em que está. Não é o entendimento que se procura, mas a vitória de uma das partes. Daniel Campelo classificou a proposta como fora do tempo. Já não há tempo é para prolongar o erro. Os membros de Ponte de Lima eleitos para a Assembleia da VALIMAR concordam com o vice-presidente da Comunidade? Esta Assembleia ir-se-á pronunciar sobre este assunto?
A nós, Alto Minhotos, resta-nos esperar que alguém ponha cobro a esta situação anómala e inaceitável, que é a divisão da nossa região.

Sem comentários: