O Parque Florestal da Quinta de Pentieiros foi apresentado no dia mundial do ambiente como um exemplo de recuperação de uma zona destruída pelo fogo. Segundo a comunicação social, três dos cinco hectares ardidos já estão reflorestados. O projecto irá estender-se até 2008 garantindo o vereador do Ambiente, Vitor Mendes, que esta intervenção reflecte uma nova forma de olhar a floresta.
Também o Presidente da Câmara explicou este projecto na Antena 1, aproveitando a nova capacidade comunicacional do município, dando conta das parcerias com empresas privadas.
É positivo o motivo e o método. O Município deve dar exemplo na área ambiental e as parcerias com os privados são bem vindas. O Presidente da Câmara tem razão quando afirma que se deveria incentivar mais os privados a participarem em projectos análogos a este.
Mas como parece que a política ambiental é uma prioridade, não se percebe como Ponte de Lima voltou as costas ao rio Lima. Não falo das suas margens, mas do próprio rio. Longos verões de muitas gerações de limianos foram passados nos areais e nas águas do rio Lima. Agora, as novas gerações, não tem areais e as águas estão poluídas.
As praias do Arnado, esta outrora detentora de bandeira azul, e de D. Ana estão novamente interditas temporariamente pelo Delegado Regional de Saúde. No ano anterior,
Sem comentários:
Enviar um comentário