sexta-feira, setembro 21, 2007

Alto Minho artigo 21-09-2007

As Feiras Novas de Ponte de Lima já alcançaram um patamar diferente do das outras festas do Alto Minho. As Feiras Novas são A Festa do Alto Minho. Talvez já não o sejam na autenticidade, isto comparando, por exemplo, com as festas de S. Bartolomeu de Ponte da Barca, mas com características únicas atrai um número cada vez maior de jovens ao coração do Alto Minho. Mas o brilhantismo das festas não se fica pelos jovens, a festa perpassa todas as gerações, classes e credos, dos mais tradicionais amantes das concertinas, passando pelo amante das bandas de musica até aquele que apenas gosta da batida de Bob Sincler. Este é talvez o segredo do sucesso cada vez maior das Feiras Novas.

Este ano as festas correram melhor que no ano passado. Para além da gente, sempre difícil de contabilizar, a dispersão da música gravada entre o centro histórico, que acabava mais cedo, e a EXPOLIMA, até ao raiar do sol, resultou muito melhor, as rusgas foram muitas, os cantores ao desafio fizeram-se notar e as Bandas de Música brilharam na sexta feira pela noite fora.

A comissão de festas está, de facto, de parabéns.

Mas é preciso ter em conta alguns factores. Um deles precisamente devido ao sucesso. Não é admissível que alguém que queira vir a Ponte de Lima tenha que esperar sentado no carro três ou quatro horas para poder estacionar. São necessários mais parques de estacionamento na periferia. Em Arcozelo, na saída do túnel de Sabadão, em Brandara, na Ribeira, na Correlhã e na Feitosa/Fornelos. A existência de um círculo de segurança, que progressivamente se alargaria conforme as horas e o aperto aumentam seria de equacionar no futuro. Outro aspecto é o facto das festas se realizarem com maior ênfase na sexta-feira e no sábado ao invés do que até há poucos anos acontecia. Talvez já fosse tempo de rever algumas actividades, prolongar as Bandas de Musica para o sábado à noite, por exemplo. O fogo de artifício de domingo, em consonância, deveria passar para a noite de sábado, com a quantidade de visitantes presentes no sábado faria mais sentido.

As Feiras Novas terminaram. Como sempre já se pensa nas próximas.

Sem comentários: