sexta-feira, dezembro 14, 2007

Alto Minho artigo de 14-12-2007

Participação de todos

A aposta on-line parece ter chegado ao Município limiano. Notícias recentes deram conta de uma parceria com a Universidade do Minho que produziu uma aplicação, disponível na Internet, para “visitar” Ponte de Lima antiga em 3D.

Esta é uma aposta de promoção de visibilidade inserida no projecto “Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade”, que prepara as bases de uma candidatura a património da humanidade.

A presença do concelho, o mesmo se poderia dizer do distrito, na Internet, o grande auditório mundial, poderia e deveria ser muito melhor e bem mais ambiciosa. Basta ver o que lá por fora se faz. No Reino Unido (ver http://www.mysociety.org/) é promovida a participação activa dos cidadãos, não só em fóruns interactivos, mas também em espaços próprios de participação (http://www.fixmystreet.com/) onde se pode reportar vários problemas do dia a dia, buracos nas ruas, lâmpadas fundidas, graffitis…

A web 2.0 veio trazer a possibilidade de uma participação mais activa e colaborativa aos cidadãos. Os alunos das escolas do 1, 2 e 3 ciclos já vêem essas ferramentas como normais e comuns e para eles outro tipo de cidadania, outro tipo de exigência será uma realidade. Infelizmente, os líderes políticos da nossa região parecem insistir em não querer ver esta mudança. Deveriam ser estas novas ferramentas, que unem inegavelmente os eleitores aos eleitos, o alvo de investimento quando falamos de promoção on-line. Uma promoção social.

Participação nos partidos

O que levará alguém a aderir hoje a um partido político? Os partidos serviam, geralmente, como local de participação activa na vida pública. Mas hoje essa participação pode ser feita de variadas formas e a muitos níveis. Hoje tem mais impacto a opinião que se pode retirar dos novos media que muitas, longas e monótonas discussões dentro de uma sede bafienta de um qualquer partido. Estes vivem cada vez menos da militância e esta parece ter sido reduzida à participação eleitoral interna. Talvez por isso se perceba a aposta em seduzir “quadros” novos. É que para estes existem sempre autocolantes e canetas. Infelizmente, estas deixam de escrever pouco tempo depois…

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