sexta-feira, junho 13, 2008

Alto Minho artigo de 13-06-2008

Informação ao munícipe

Após alguma insistência, as actas das reuniões da Câmara Municipal de Ponte de Lima estão disponíveis no site da autarquia. Estas são uma das formas de os eleitores se inteirarem do que se discute e se decide nesse órgão executivo. Muita outra informação poderia e deveria estar disponível, a verdade é que a autarquia está a dar os primeiros passos nesse sentido e ao que parece com a ajuda da VALIMAR digital os passos serão mais firmes. Só é pena que todo o processo tenha sido bastante lento.

Já a Assembleia Municipal, também na página web do município, parece ter ficado pela inovação. Nesse espaço reservado à Assembleia, os eleitores apenas podem encontrar informação correspondente a 2002. Se nessa data foi com certeza uma boa novidade, é confrangedor verificar que ficou por aí.

Quem assiste às reuniões da Assembleia poderá ficar com a impressão que lá nada se passa ou por outro, que o que lá se passa poderá não ter muita importância para o comum dos limianos. Mas essa será uma conclusão errada. Por lá passam as mais importantes rectificações e decisões sobre o concelho e certamente será importante divulgar por todos os meios, e a web é um por excelência.

Festas populares

Esta é a altura do ano em que começam as festas populares. Na semana passada, em Arcozelo, celebrou-se o Santo António. O dia deste santo é o de hoje, sexta-feira 13, mas devido à coincidência da festa popular com a Feira do Vinho Verde, que se realiza este fim-de-semana, resolveram antecipar as festividades antoninas.

As festas populares têm vários aspectos interessantes. Entre eles a capacidade de união, de entrega dos organizadores, da participação voluntária das pessoas, da convivência. A comunidade está presente, colabora e funciona entre problemas de ultima hora até à satisfação de os ultrapassar, sempre em conjunto, em comunidade. As manifestações públicas de fé, as procissões, a eucaristia, a música popular, as concertinas… As pessoas de idade a recordarem a sua juventude, os jovens que aderem a estas iniciativas mesmo que à primeira vista assim não o pareça.

O Santo António da Torre Velha parece ter renascido das cinzas. Que assim continue mesmo com os obstáculos que os cavalos desportivos da “elite”, que se passearam pela Expolima, trouxeram, mesmo com a indelével e diligente autoridade ciosa da coima e indiferente a licenças…

Sem comentários: