O vereador da cultura e educação, Franclim Sousa, em entrevista a este jornal, deixou no ar, a propósito da mudança da escola EB1 de Ponte de Lima que a ocupação desse espaço será feito com a edificação de nova Biblioteca Municipal.
Já várias vezes se tem escrito sobre essa necessidade, inclusive a da possibilidade precisamente de ocupar o espaço da actual escola básica do 1º ciclo de Ponte de Lima e de alargar o serviço de biblioteca a centro de informação. Até aqui, o responsável pelo pelouro tinha outra política, afirmando que a política da autarquia era investir nas bibliotecas escolares. Ora, uma coisa não impede a outra e o facto da autarquia apostar nas bibliotecas escolares não pode significar o “abandono” da Biblioteca Municipal.
É, pois, interessante e louvável que o responsável da cultura tenha reflectido e invertido a sua política e equacione agora construir uma nova Biblioteca Municipal na zona das escolas. Isto mais não é que ir ao encontro daquilo que qualquer utente, ou pessoa atenta, constatava, a actual Biblioteca Municipal já passou o seu “prazo de validade”. Tinha sido construída noutra altura, noutra perspectiva, e pese embora tenha sido um marco nas bibliotecas municipais, faz muito tempo que tinha perdido esse estatuto.
Há cerca de uma década, os jovens limianos passavam o Verão no rio Lima. Por lá se encontravam, por lá se divertiam, por lá usufruíam do doce passar do tempo estival. Hoje os tempos são outros. O rio deixou de ser convidativo e poucos são os jovens que por lá passam. A Câmara Municipal criou um espaço de excelência para estes passarem o seu tempo de férias, uma piscina no recinto do Festival de Jardins. Ora, sendo este um local óptimo para os jovens passarem as tardes de Verão, não o é para os bolsos dos seus pais. Os preços praticados são elevados, imaginem uma família média com dois filhos. Os preços de 2€ por dia útil ou de 7 € pelo bilhete semanal tornam-se uma realidade apenas para alguns. Esta é uma política de selecção errada para um serviço que deveria estar aberto aos limianos, principalmente aos mais novos.
1 comentário:
Dois filhos, 7 euros por semana, 4 semanas (1 mês) = 2 * 7 * 4 = 56
Por favor, se achas 56 euros caro, para ter 2 miúdos numa zona com vigilância e segurança... então não sei em que país vives mas dificilmente encontras preços desses fora de Ponte de Lima.
É suficientemente barato para que todos possam aceder.
Os putos gastam mais em gelados do que na entrada.
Enviar um comentário