terça-feira, junho 15, 2010

Artigo n'O Povo do Lima

Presta contas da tua administração…” Lucas 16:2

Praias fluviais

Presente na listagem de praias que apresentaram má qualidade e/ou estiveram interditas em 2009 e que já não serão consideradas zonas balneares em 2010 estão a do Arnado e a de D. Ana. Finalmente, a Câmara Municipal pode respirar de alívio, pois, pela primeira vez em anos, as praias de Ponte de Lima não vão ser notícia por estarem constantemente interditas. Respirar pode, mas não muito. A burocracia pode ter apagado os holofotes, mas o problema persiste. Sabendo que ainda há uma década o município desfraldava a bandeira azul, a verdade é que as praias fluviais limianas deixaram de ter qualidade e o município assistiu impávido e sereno à sua degradação. Vítor Mendes, enquanto vereador responsável pelo ambiente, foi prometendo fiscalização e estudos sobre o problema, a verdade é que nunca foi tornado público qualquer resultado dessa fiscalização nem tão pouco o que saiu do dito estudo. De realçar que actualmente quem desrespeitar a interdição de uma praia incorre em coimas até 550 euros.

Inevitavelmente

É o tema que mais se comenta aqui por Ponte de Lima, as obras no areal. É unânime a opinião dos limianos, a obra que estava a ser feita no areal é uma aberração sendo o ponto alto da dita, o murete por debaixo da ponte medieval. Os partidos políticos, com a excepção do CDS, claro está, foram unânimes na crítica e no pedir de responsabilidades. Mas a verdade é que já começa a ser habito, parece mesmo existir um padrão, nestas intervenções junto da margem do rio Lima. Foram e ainda são as obras no bar do Arnado, embargadas por falta de pareceres e actualmente ao abandono, é agora o murete e as obras no S. João.
Obras que fazem tábua rasa dos pareceres das entidades competentes que vão custando milhares de euros ao erário público pelo seu arrastar devido ao incumprimento da lei. Com tantos anos no poder, o CDS tinha a obrigação de fazer melhor.


Descida do rio

Nem de propósito, participei na VI descida do rio Lima. Uma boa organização tripartida entre a Câmara Municipal, o Clube Náutico (fantástica organização no terreno) e o Agrupamento de Escolas de Arcozelo. É uma experiência que aconselho a todos. Realmente, o rio Lima bem aproveitado é certamente uma fonte de receita, um pólo de atracção para o nosso concelho. Pena é termos exemplos como os anteriores.

Sem comentários: