NOTA: Publicado no dia 9 de Fevereiro de 2012
Os cidadãos são, também, clientes
Aqui há uns dias um meu
amigo afirmava que um dos problemas (e são tantos…) de Portugal é que o poder
político, o Estado, não via o cidadão como um cliente, que paga, e bem, pelos
serviços que este lhe presta. Não deixa de ter razão.
O mais recente caso da
reabilitação e reforço estrutural da ponte da N.
Sr.ª da Guia, um investimento superior a 1 milhão e 200 mil
euros, é um exemplo paradigmático disso mesmo, de desrespeito e menosprezo pelo
cidadão. Alguém contactou os empresários directamente afectados pelas obras?
Alguém contactou a Câmara Municipal de Ponte de Lima para que esta se
pronunciasse de forma a minorar os efeitos nefastos que uma obra como esta
provoca na vida dos cidadãos? Será que este tipo de obra não é passível de
trabalhos nocturnos?
O
presidente da Câmara Municipal declarou, à Rádio Ondas do Lima, que a actual
situação prolongar-se-ia até ao final do corrente mês, na semana seguinte a
Estradas de Portugal, em comunicado, afirmaram que o “condicionamento ao trânsito sobre o tabuleiro,
que decorre por fases, estará em vigor até à conclusão dos trabalhos que está
prevista para o final do mês de Agosto”. Uma coisa é a actual situação durar
um mês, um mês e meio, outra é durar perto de meio ano…
Alguém dizia “a placa colocada na ponte menciona como prazo de duração
da obra 365 dias, se vai só até Agosto já fico contente”. Até
poderemos ter uma ligeira sensação de alívio, mas isso não atenua o facto da
actual solução ser vergonhosa. Urge repensar e alterar a mesma, ainda para mais
quando a conclusão dos trabalhos está apenas
prevista para o final Agosto.
Frio
Atravesso a ponte
velha num sábado de manhã em direcção à vila de Ponte de Lima. Ao mesmo tempo
que vou ouvindo o programa Manhãs de Sábado, na Rol, vou reparando que são
poucas as pessoas que andam pela ponte e ainda menos as que percorrem as ruas
do centro histórico de Ponte de Lima. Será do frio que a televisão tanto anuncia?
Também terá a sua influência, mas este apenas acentua o facto de que é
verdadeiramente necessário apostar, seriamente, em projectos que consigam
ultrapassar a sazonalidade da procura. É por isso que o projecto associado ao
slogan “Em época baixa Ponte de Lima em Alta” é bem-vindo. Espera-se, agora, é
que atinja o objectivo de criar “uma nova
atractividade e visibilidade do concelho e da região” e não seja mais uma
desculpa para se realizarem eventos avulsos, sem uma real linha estratégica.
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