segunda-feira, abril 09, 2012

Artigo no Novo Panorama


NOTA: Publicado no dia 5 de Abril de 2012

Os rumores eleitorais

Os rumores referentes às próximas eleições autárquicas começaram cedo. Manuel Fernandes, no programa da Rádio Ondas do Lima, Manhãs de Sábado, falou em rumores e boatos que davam como assunto fechado o candidato do PSD à Junta de Freguesia de Arcozelo e que não seria o actual presidente João Barreto.
Em 2009 foi, com muita honra e orgulho, o mandatário da candidatura de João Barreto e, se me fosse pedido, estaria pronto a desempenhar novamente essa função amanhã mesmo. A verdade é que, em 2009, o PSD conquistou ao PS a Junta de Freguesia de Arcozelo, liderando, desde então, de forma exemplar, a mais populosa freguesia do concelho de Ponte de Lima e só pode ter orgulho no trabalho realizado pelo presidente João Barreto.
Parece-me totalmente desnecessária e descabida a referência a boatos ou rumores quanto às intenções do PSD para Arcozelo. Não poderia ser de outra forma. Neste contexto, se as eleições fossem amanhã, João Barreto era o natural, e pretendido, cabeça de lista do PSD à Junta de Freguesia de Arcozelo.

O Caminho de Santiago

O nosso concelho foi notícia como sendo uma referência no Caminho de Santiago. Logo a seguir ao Porto, e junto com Lisboa, Braga e Chaves, Ponte de Lima é um dos locais preferidos para se iniciar a peregrinação a Compostela.
Tem sido um trabalho árduo, de vários voluntários, onde se destaca Ovídio Vieira, o responsável pelo Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, que transformou este espaço numa referência respeitada não só a nível nacional mas também a nível internacional.

Vazio  

Algumas pessoas, nas suas intervenções, gostam de fazer citações. Não sendo esta uma prática má, torna-se num verdadeiro problema quando citam um filósofo para de seguida citarem um estadista, para de seguida citarem um pensador… Confesso que estas pessoas, que não conseguem transmitir uma ideia sua e que precisam constantemente  de citar outros, me deixam agastado. Nunca sei ao certo se essas pessoas realmente leram os citados, se apenas fazem colecção de frases que acham bonitas ou se, por debaixo de tanta citação, existe alguma ideia saída do seu pensamento. Depois de as ouvir fica uma espécie de vazio.  
Mas existe um outro tipo de pessoa que consegue ser ainda mais incomodativo. São aqueles que, não tendo pensamento próprio, roubam ideias e textos de outros, misturam umas banais palavras suas, juntam mais um ou outro parágrafo “roubado” de outro lado qualquer, e apresentam-nas como sendo suas. Desprezo é o que estes merecem pelo seu embuste.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente João Barreto preferiu abandonar o seu partido de sempre juntando-se a Gaspar Martins e Vítor Mendes. Infelizmente ainda há pessoas assim, quem nem o seu passado respeitam.