segunda-feira, abril 23, 2012

Artigo no Novo Panorama


NOTA: Publicado no dia 19 de Abril de 2012


Memória
A batalha de La Lys fez na passada segunda-feira, dia 9 de Abril, 94 anos. Nessa batalha combateram vários limianos, muitos deles foram capturados pelos alemães só regressando do cativeiro após o final da 1º Grande Guerra. Graças ao trabalho do saudoso Luís Dantas podemos hoje saber quem eram e de onde eram esses limianos. Como seria interessante, até para memória futura, que na senda do trabalho de Luís Dantas se honrasse, também por escrito, aqueles que passaram pela dolorosa e mais recente guerra do Ultramar.

Espaços
A nossa vida também é feita de memórias dos espaços que frequentamos. Muitos espaços comerciais marcam-nos pela sua decoração, pela sua mobília. Alguns que ficaram na minha memória por esse motivo, infelizmente, já desaparecem, outros foram descaracterizados pelas imposições que a “modernidade” acarreta, mas outros, felizmente, vão conseguindo resistir ao passar dos anos. Com melhoramentos, ou apenas manutenção, conseguem manter a sua identidade.
Ponte de Lima tem vários desses espaços, cada vez menos, é certo, mas alguns vão resistindo, imutáveis, outros transformam-se em espaços surpreendentes continuando, honrando o seu passado, a marcar memórias.

Anotar na agenda
O José Cid actuará em Ponte de Lima, no Festival ExpoLima 2012, no dia 11 de Agosto. A única vez que ouvi, ao vivo, o José Cid foi em 2008 no Cerveira ao piano em Vila Nova de Cerveira. Foi um concerto pequeno, quase intimista, onde se revisitaram vários dos seus sucessos.
José Cid não dececiona, é um artista com muita experiencia de palco, sendo que é interessante verificar que as suas músicas, de repente, mal escutamos o primeiro acorde, aparecem no nosso cérebro. Certamente que será um concerto inesquecível.   

Post scriptum
A deputada do PS e ex-ministra da cultura, Gabriela Canavilhas, a propósito da existência de candeeiros de Siza Vieira em espaço escolar, disse o seguinte "Qual é o problema de ter candeeiros Siza Vieira numa ou outra escola? É um grande artista português." É bem verdade que Siza é um dos grandes arquitectos portugueses. Mas o problema não é esse, o problema é gastar-se só numa escola 20 mil euros em apenas 12 candeeiros, o problema é verificar que, com o país a viver a situação que vive por causa destes devaneios, os nossos ex-governantes acham isso perfeitamente normal…

Sem comentários: