sábado, setembro 27, 2014

Assembleia Municipal de Ponte de Lima

Fiz o seguinte repto ao senhor presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima na reunião da Assembleia Municipal, de 27 de Setembro de 2014. Infelizmente Vítor Mendes não vê nada de mal no estacionamento dos autocarros no areal:

"Alguém consegue imaginar autocarros aparcados junto à ponte vecchio em Florença, dentro das muralhas de Carcassonne, ou junto à porta da catedral de Burgos? Estas são 3 cidades, de 3 países europeus diferentes que são exemplo de gestão do fluxo turístico. Exemplo porque, apesar da visita de milhares de turistas, de receberem incontáveis “excursões”, conseguem preservar e proteger o que as fazem ser atracção turística, o seu património.

Não se consegue perceber como é que em Ponte de Lima, hoje, ainda se permite o estacionamento, ou a passagem de autocarros para o areal de Ponte de Lima. É degradante observar os autocarros aparcados no areal e os seus passageiros, carregados com as geleiras e guarda-sóis a correr à procura de um espaço de baixo da ponte velha, de baixo da fiteira na ilha junto à ponte ou no relvado plantado entre o que resta de areal e o rio.

Senhor presidente da Câmara, permitindo que os autocarros “descarreguem” os seus passageiros junto ao centro histórico, porque é que não toma a decisão de proibir o seu aparcamento no areal, ou simplesmente a sua passagem para o areal?

Senhor presidente, não hesite, permita que os autocarros turísticos deixem os seus passageiros no centro histórico mas encaminhe-os para os parques da periferia, na Nossa senhora da Guia ou em S. João. Verá que é uma medida simples mas que a todos beneficiará."

Sem comentários: