sábado, dezembro 27, 2014

Nem um só cêntimo…

(Artigo publicado no jornal Cardeal Saraiva de 12 de Dezembro de 2014)


Certamente o leitor já se apercebeu que Ponte de Lima mergulhou numa das maiores polémicas politicas dos últimos anos. Victor Mendes e os vereadores da maioria querem construir um edifício novo para a Câmara Municipal orçamentado em cerca de 6,5 milhões de euros.

Anunciado com grandes parangonas na comunicação social logo criou polémica quer nos agentes políticos, o vereador e o PSD insurgiram-se contra tal faraónico projecto, quer nos agentes económicos, a Associação empresarial de Ponte de Lima fez sair vários comunicados contra a deslocalização dos Paços do Concelho, quer da comunidade em geral. Recentemente, com a mudança da liderança, o novo líder do CDS de Ponte de Lima, Abel Baptista, afirmou em entrevista à ROL que este projectoseria disparate.

Passaram apenas dois anos da inauguração do edifício Portas de Braga, totalmente renovado para albergar partedos serviços municipais. A actual Câmara Municipal é um edifício com história, construído no seculo XV,precisamente como Paços do Concelho, que foi tambémrecentemente renovado. É óbvio que a notícia da intenção da construção de um novo edifício cause em todos repulsa e indignação. Estarão a dizer que os milhares investidos num edifício inaugurado em 2012 foram mal gastos?

O leitor já imaginou o impacto negativo no centro histórico se retirarmos os serviços municipais de lá? Pois, só não percebo por que é que a maioria na Câmara Municipal não consegue entender…  

Mesmo esquecendo o que já falamos, mesmo já contemplando a possibilidade da eventual existência de fundos comunitários para a obra, será que um único cêntimo que lá seja enterrado, dos dinheiros do município, ou seja, dos dinheiros de todos nós, é melhor investido que em tantas e tantas obras necessárias em qualquer freguesia do concelho? É este o critério rigoroso tão propagandeado pela maioria no executivo? É verdade que, de repente e ao contrário do que vinha a ser feito, o executivo alargou as bolsas em relação às juntas de freguesia, mas será que este “alargar” continuará depois de sábado?

Porquê sábado? Não sei se sabe, caro leitor, mas no próximo sábado reúne-se a Assembleia Municipal e, se os presidentes de Junta e a maioria se juntarem aos eleitos do PSD e da restante oposição, o projecto é chumbado. Esta é que é a verdade. Saibam os eleitos seguirem a vontade dos seus eleitores...

Sem comentários: