domingo, março 21, 2021

Alto Minho, artigo de 17-03-2021

Nenhuma descrição de foto disponível.

 Influências


Campo d`Agonia, Viana do Castelo. Saio do estacionamento rumo ao local de trabalho e reparo que todos os postes de eletricidade se encontram adornados com bandeiras vermelhas. Com o ondular do vento vindo da praia Norte, vê-se o amarelo de uma foice e um martelo. Pelas polémicas estéreis das redes sociais sabe-se que foi uma forma do PCP comemorar os seus 100 anos um pouco por todo o país. 

Confesso que me levaram longe, não em distância, até porque tudo se passou naquele mesmo lugar. Quase 40 anos passaram para lá dos dias em que os alunos da irmã Bernardete olhavam pela janela com vontade de serem a gaivota que teimava em lá pousar. Pousava, mas, sempre que queria, voava em direcção ao mesmo rio que horas antes cruzara a velha ponte limiana. A janela tinha como paisagem os telhados dos velhos casarios da ribeira. Lá ao fundo, dominando o horizonte, erguiam-se as grandes chaminés dos navios que aportavam em Viana do Castelo. Muitas delas, quais postes de eletricidade, n`Agonia de hoje tinham como decoração a foice e o martelo. A mesma iconografia que eu e os meus colegas imortalizávamos a lápis de cera nos desenhos que fazíamos dos barcos.


Amplitude 


Ao remexer numas gavetas, encontrei o cartão de sócio d´Os Limianos do meu avô Manuel. Lembro-me de ser bem pequeno e ir com ele e com o meu pai ao Campo do Cruzeiro. Campo pelado, bancadas em cimento, sem bancos. Eu e o meu pai levávamos umas pequenas almofadas feitas com os restos do tecido dos sofás lá de casa. Dos jogos pouco me lembro, mas não me saem da memória as “bombocas” e o “capri sun”. Nunca mais encontrei iguais. 

Nunca quis jogar futebol em nenhum clube, nem sequer tive vontade de tentar, os meus gostos desportivos eram outros, mas tenho carinho por alguns clubes de algumas freguesias de Ponte de Lima. O Arcozelo FC, por ser o clube da minha freguesia. No seu campo presenciei os melhores jogos de solteiros contra casados, e de residentes contra emigrantes. O Sr. João fazia umas bifanas que nem na taça de Portugal se encontram iguais. O Águias de Souto, devido a um colega que na Secundária de Ponte de Lima passou os anos a falar deste clube como se jogasse, na então, 1ª divisão. O Grupo Desportivo de Moreira do Lima onde assisti de perto à resiliência dos seus dirigentes face as constantes dificuldades que enfrentavam. Finalmente, o ADC Correlhã pelo bairrismo que lhe está associado e que, quando vivido de forma salutar, tem resultados épicos. 

O concelho de Ponte de Lima tem sorte nos seus clubes. Mas entre estes, sem desprimor para os outros, há clubes que, por vários factores, representam o concelho no seu todo. À cabeça destes, o mais antigo, AD “Os Limianos”, do qual sou adepto e sócio como o meu avô foi, a Escola Desportiva Limiana, que, depois de anos como referência no basquetebol, é, agora, referência na natação de competição, e, finalmente, o Clube Náutico de Ponte de Lima que dispensa adjectivos. Sei o polémico que é defender o que acabei de escrever. Respeito os que pensam de maneira diferente, mas estes clubes, pela dimensão, pela designação que remete para o concelho, pela representatividade eclética dos seus atletas de formação, transmitem pertença e abrangência concelhia.


Coligações


Os boatos sobre as autárquicas ganham forma. As distritais do PSD e do CDS assumiram as negociações para uma possível coligação em Ponte de Lima. Das concelhias, o silêncio. Será estranho? Não, não é.

Em Ponte de Lima, a única coligação entre o PSD e o CDS remonta ao tempo da Aliança Democrática, uma decisão imposta a todo o país pelos órgãos nacionais dos dois partidos. É verdade que o PSD sustentou alguns executivos e desempenhou papeis relevantes na gestão do concelho durante os anos 80 e princípios dos 90. No entanto, esses papeis foram desempenhados em acordos pós-eleitorais, acertando objectivos e não nomes. 

Hoje não há imposição a nível nacional, não existem pontes convergentes construídas nos últimos anos. Os membros da maioria CDS sempre trataram o PSD e as suas propostas, quando este tinha propostas, com sobranceria. Existirá mesmo motivação entre os militantes dos dois partidos para esta possível coligação? Certamente, em breve, voltaremos a este assunto.