domingo, abril 11, 2021

Alto Minho, artigo de 07-04-2021

 PSD Ponte de Lima - “Habemus” candidato

Depois de uma gestão do processo autárquico publicamente dolorosa, finalmente o PSD apresentou o seu cabeça de lista a Ponte de Lima. José Nuno Vieira de Araújo volta às lides autárquicas limianas. Antigo dirigente do PSD em Ponte de Lima, foi líder da bancada social-democrata na Assembleia Municipal. Esteve na génese do que viria a resultar no Movimento 51. Acabaria por sair do PSD em 2015, porém, após a saída de Passos Coelho, em 2018, escolheu a secção da Maia para voltar a filiar-se. Nunca escondeu a sua ligação à cúpula do M51. 

Posto isto, será que o candidato do PSD irá levar a que o M51 retorne, de certa forma, à casa mãe fazendo um acordo com o PSD? Será que ao contrário do campo do CDS, que já tem no terreno 3 candidaturas surgidas do seu seio (a oficial de Vasco Ferraz, vereador e actual presidente do CDS, e as independentes dos ex vice-presidentes da autarquia e ex presidentes da estrutura local centrista, Abel Baptista e Gaspar Martins), a candidatura do PSD vai agregar os que em tempos se afastaram do partido?


A história a repetir-se


Se excluirmos o Ernesto Capitão, que durante pouco tempo liderou a comissão administrativa da Câmara Municipal de Ponte de Lima do pós 25 de Abril de 1974, de 1970 a 1990 foram 4 os presidentes que geriram os destinos limianos, a saber,  Álvaro Vieira de Araújo (1964 - 1974), João Pimenta (1974 - 1976), João Abreu Lima (1977 - 1985) e Francisco Abreu Lima (1986 - 1990). 

Não deixa de ser curioso que o candidato do PSD, José Nuno Vieira de Araújo, filho de Álvaro Vieira de Araújo, vá defrontar, Gonçalo Abreu Lima, o anunciado candidato pelo CHEGA, filho de Francisco Abreu Lima e sobrinho de João Abreu Lima. 

Agora era o Manuel António Pimenta, sobrinho de João Pimenta, farmacêutico, escritor e orgulhoso morador do bairro das Pereiras, aceitar o repto de uma candidatura e regressávamos aos anos 70/80. “Bem bom”, já cantavam as Doce.

  

Entretanto, por Viana do Castelo


Depois da Iniciativa Liberal, da CDU e do PS, o PSD de Viana do Castelo apresentou o seu cabeça de lista à Câmara local. Embora, pelo que se lê nas notícias, não seja a primeira escolha de Rui Rio, a “vontade” de Eduardo Teixeira superou as outras possibilidades. Teixeira apostou tudo nesta candidatura, o que, caso não consiga conquistar a Câmara ao PS, poderá significar o fim do “Teixeirismo” dominante na estrutura local do PSD há mais de uma década.  

Luís Nobre, o escolhido do PS para substituir José Maria Costa, sabe agora quem é o seu principal adversário.  


Páscoa


Nós, no Alto Minho, temos na Páscoa uma tradição de festa. Festa alegre, de uma certa libertação, euforia até, que nos impele a andar de casa em casa, acompanhando o compasso pascal durante todo o dia. 

Visitando todas as casas que assim o queiram, em algumas freguesias anunciado por músicos, o compasso pascal leva a esperança de uma nova vida em Cristo. Mesmo os não crentes, estando no Alto Minho, não conseguem ficar impassíveis e indiferentes à alegria que o compasso pascal traz consigo ao entrar em cada casa. 

Agradeço ao Jorge Ferreira e ao sr. padre Miranda a oportunidade de ter pertencido, durante anos, ao compasso pascal de Arcozelo. Foi uma experiência e vivência social extraordinária.