domingo, maio 09, 2021

Alto Minho, artigo de 05-05-2021

Cartazes

Começam a aparecer os primeiros cartazes nas ruas. Não, caro leitor, não estou a escrever sobre os cartazes dos festivais de Verão. São os cartazes das autárquicas que começam a despontar. 

Dois exemplos. No concelho de Viana do Castelo, o primeiro a aparecer foi o do candidato do PS, Luís Nobre. Cartazes pequenos divulgando a mensagem “Acreditar no futuro”. Já no concelho de Ponte de Lima, foi o candidato do PSD, Viera de Araújo, que apostou num cartaz de grandes dimensões com o slogan “Unir os limianos, ganhar Ponte de Lima”. 

Parece-me consensual que a maior curiosidade destas eleições não serão estes tradicionais cartazes, mas  verificar se os partidos e movimentos terão capacidade para inovar na forma de chegar aos eleitores. 


Assembleias Municipais


Nas eleições autárquicas, para além de votos para a Câmara e Assembleias de Freguesia, também se elegem as Assembleias Municipais. Ao contrário das outras votações onde o cabeça da lista mais votada se torna o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia, o cabeça da lista mais votada para a Assembleia Municipal pode não se tornar o presidente da mesma. A eleição do presidente da Assembleia e dos restantes membros da mesa é feita indiretamente, à posteriori, pelos membros eleitos e pelos presidentes da Junta. 

É raro, mas podem aparecer surpresas. Isso já aconteceu, por exemplo, em Ponte de Lima. Cassiano Baptista, médico, e cabeça de lista do CDS à Assembleia Municipal, viu a sua lista sair vencedora das eleições autárquicas, mas o lugar de presidente da Assembleia Municipal escapu-lhe para o cabeça de lista do PSD.

Em Ponte de Lima, neste momento, existem 4 cabeças de lista à Assembleia Municipal. O CDS volta a ter o actual presidente da Assembleia, João Mimoso de Morais, o PSD aposta em António Carvalho Martins, histórico social-democrata e membro da comissão política nacional de Rui Rio, a CDU volta a candidatar João Monteiro, e o movimento VIRAMILHO surpreende com a candidatura de Susana Torres, conhecida treinadora motivacional e, por enquanto, a única mulher a liderar uma lista aos órgãos municipais limianos.  


Comentadores das redes


Numa semana, o concelho de Ponte de Lima teve uma subida meteórica no número de infectados por COVID-19. Logo as carpideiras das redes sociais clamaram contra as feiras, contra as esplanadas cheias, contra os passeios, contra… Porque subiu tanto o número de infectados? Segundo as notícias, a subida deu-se devido a um surto num lar de idosos junto ao hospital Conde de Bertiandos. Um surto num lar de idosos? - questionaram os “especialistas” das redes sociais -  então não foram todos vacinados? Onde está afinal a eficácia da vacinação? Bastava ler as notícias sobre o surto para perceber que a única pessoa a apresentar sintomas era  precisamente a única que não tinha sido vacinada. 

A luz parece querer aparecer neste longo túnel, mas tudo depende de nós, do nosso comportamento e cuidados. Não baixar a guarda na nossa interacção em comunidade e na nossa capacidade de não sermos cúmplices da desinformação parece o melhor caminho.