domingo, maio 16, 2021

Alto Minho, artigo de 12-05-2021

Desporto

Tenho presente que o som das tardes de domingo é o dos motores da Fórmula 1. Porém,  houve um domingo em que, para além do som dos F1, também se ouviu o som dos carros do Campeonato Portugal Velocidade. E é aqui que entra Ponte de Lima. 

Mariano Pires, o limiano que está a dar cartas no automobilismo de velocidade com o seu Porsche 911 GT3 CUP, ficou na segunda posição na primeira prova deste ano que serviu de suporte ao Grande Premio de Portugal de F1.

Registem o nome, pelo que se vê e se vai lendo na imprensa da especialidade, Mariano é um dos pilotos de top da sua geração.  


O herdeiro 


Muito mais interessante e importante que os cartazes são as entrevistas aos candidatos. Ou melhor, o que poderá sair das entrevistas. A maioria das pessoas não lê os programas eleitorais, pelo que será nas entrevistas que se vão conhecendo as ideias, opiniões dos diferentes candidatos. 

Nas folhas aqui do jornal Alto Minho, da passada semana, foi publicada a primeira grande entrevista a Vasco Ferraz enquanto candidato do CDS à liderança do município de Ponte de Lima. Tinha curiosidade em ler a sua entrevista. Vasco Ferraz, embora jovem, já leva 8 anos de experiência como vereador. Geracionalmente, representa um corte com o passado, se for eleito presidente da Câmara será o primeiro nascido na década de 70.

Talvez por ter sido a primeira entrevista com o peso da candidatura, ficou muito preso ao passado, a Vitor Mendes, e às outras candidaturas, pouco falou de futuro. Só no final da entrevista é que se podem ler 3 ou 4 generalidades do que será a sua acção.

Vasco Ferraz tem a vantagem de ser o rosto do poder, mas não pode ficar preso à herança. Estas são eleições diferentes das anteriores. Existem mais 2 candidatos da sua área. Estes, Abel e Gaspar, também são responsáveis pela herança do CDS. Numa próxima entrevista ou intervenção, Vasco Ferraz, não renegando a herança, precisa de mostrar a mudança que representa para o futuro de Ponte de Lima. Só assim poderá captar novos eleitores. Sim, precisa de captar novos eleitores para compensar os que desta vez não vão votar CDS. Pode ser que com isso consiga convencer alguns dos cerca de 34% que não votaram em 2017.


Miradouro


Ainda me lembro de subir pela estrada em terra batida com a poeira a colar-se aos braços e à cara, à medida que o esforço me fazia transpirar. Hoje, quem sobe ao monte de Santo Ovídeo, na vila de Arcozelo, sobe por uma estrada de asfalto, sem poeiras, mas com a mesma vista deslumbrante. Já no topo do monte, encontra uma pequena e antiga capela, nas suas redondezas, um túmulo e uma gravura rupestre chamada de "Pedra do Cavalinho”, e um pequeno parque de merendas. 

No mínimo, deveria existir uma breve descrição histórica daquele espaço, nem que fosse numa placa conjunta. Era uma forma de dar a conhecer a quem nos visita a importância daquele espaço.

Caro leitor, deixo-lhe o desafio. Lance-se à estrada, suba até ao topo de Santo Ovídeo, espreite o património e deslumbre-se com a paisagem que o permite acompanhar o Lima desde as montanhas de Ponte da Barca até à foz, em Viana do Castelo.