domingo, junho 13, 2021

Alto Minho, artigo de 09-06-2021


Longa se torna a espera

Já passaram 9 longos meses desde o falecimento do bispo diocesano de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira. De quando em vez, lá ouvimos o administrador diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, afirmar que pode demorar um pouco até ser designado um novo bispo. O tempo passa e todos nós sabemos o que acontece a um rebanho quando fica muito tempo sem pastor.


Talentos locais


Bem sei que os tempos ainda não são de feição para alguns eventos, mas não significa isso que nada se faça. Quem dos amigos leitores se lembra do tempo em que se faziam eventos para promover os talentos limianos? Quem se lembra dos concertos de bandas de garagem? 

Alguns concelhos vizinhos, servindo-se das plataformas online, têm vindo a promover alguns talentos locais através de festivais, concertos e espetáculos. Numa altura em que  os eventos de pequena escala já se vão podendo realizar não se compreende a apatia nem falta de criatividade dos responsáveis políticos pela cultura em Ponte de Lima. Do teatro à música, passando pela dança, várias são as pessoas envolvidas em escolas, associações, grupos informais, etc, que dedicam horas a estas artes. Como seria interessante verem o seu trabalho, a sua paixão, divulgada e promovida. Não faltam espaços um pouco por todo o concelho, uns abertos, outros fechados, poderiam ser aproveitados para eventos de pequena escala, mas de grande divulgação, recorrendo também às novas tecnologias para dar a conhecer os grandes talentos que cá existem e, simultaneamente, divulgar o próprio concelho. 

Caros candidatos, qual de vocês quer assumir novamente um pelouro da cultura que, para além do investimento em grandes eventos e protagonistas da cultura nacional e estrangeira, tivesse vontade, capacidade e independência para investir na promoção, crescimento e divulgação do que por aqui se faz?


“Políticos”


O que pensam da capacidade elástica e transvestida da acção de alguns “políticos”? A sua capacidade de assumirem compromissos e ao mesmo tempo promoverem acções antagónicas a esses compromissos? A sua capacidade de, quando descobertos, rapidamente construirem e se amarrarem a uma verdade paralela ao invés de se penitenciarem do seu erro e mau procedimento? 

Há pessoas que acham que estes sim, estes são os verdadeiros políticos. Confesso que para mim estes são os anti-Políticos. Com estas atitudes destroem a Política, afastando os restantes cidadãos. Mas pensando melhor, pelo que por aí se vê e ouve, eu é que devo estar errado.