domingo, junho 20, 2021

Alto Minho, artigo de 16-06-2021


Eis que chega o Verão

Quem não tem saudades do Verão que durava os três meses de férias da escola? Sempre que o Verão se aproxima, lembro-me do velho grupo da adolescência dessas férias. O André, o Bruno e o Ricardo, o Rui, o Anibal, o Carlos, o Samuel, os irmãos Santos, e outros que, de forma “sagrada”, ocupavam o Verão ora com mergulhos no Lima, ora com construções de cabanas nas suas margens, épicas corridas de BMX, filmes dignos da MTV e tantas outras aventuras. 

Hoje, os adolescentes limianos ocupam as suas, mais curtas, férias de Verão com outras actividades. Têm um grande manancial de escolha, são várias as actividades de ocupação de tempos livres preparadas por clubes e associações. É certo que daqui resulta o descanso dos pais, mas, por outro lado, se por lá passarem todo o tempo das suas férias, será que os adolescentes constroem memórias que perduram uma vida?


Encontrar o ponto de equilíbrio entre optimismo e a realidade


Susana Torres, cabeça de lista pelo VIRAMILHO à Assembleia Municipal limiana, deu a sua primeira grande entrevista enquanto candidata. Tem razão quando fala da necessidade de olhar para a Assembleia como um espaço onde os eleitos deveriam fazer o esforço de olharem uns para os outros com espirito colaborativo, como uma equipa. Infelizmente, não tem sido assim e a culpa nem é de quem a dirige. Quando uma grande maioria dos eleitos é capaz de passar os 4 anos do mandato sem fazer uma intervenção, mas passa as reuniões a fazer apartes sobre os eleitos que fazem intervenções, ou os representantes das Juntas preferem não fazer “ondas”, porque sabem que podem ser prejudicados na hora de fazer alguma coisa na sua freguesia…

Pode ser que a inovação e mudança, que diz serem as características do projecto VIRAMILHO que a fizeram aceitar a candidatura, signifiquem que Gaspar Martins, eleito presidente da Câmara, inovará e mudará a acção pela qual ficou conhecido enquanto vice-presidente da Câmara.  


Afinal…


O M51, para surpresa de muitos, tornou público que apresentará candidaturas próprias à Câmara Municipal e Assembleia Municipal. Esfumando-se a tentativa de convergência com o PSD, o M51 inova com a candidatura de uma mulher, a estreante Joana Alves, à presidência da Câmara Municipal. Cabe ao veterano Alípio Barbosa lutar por manter um grupo do M51 na Assembleia Municipal. 


Nota


Em jeito de nota final, deixo os parabéns à AD “Os Limianos” pelo regresso aos nacionais. Parabéns ao Jaime Matos e toda a sua equipa, reeleitos na passada semana, pelo trabalho que têm feito no clube de Ponte de Lima que, certamente, terá muitos e bons frutos.