segunda-feira, julho 12, 2021

Alto Minho, artigo de 07-07-2021


 O amigo das freguesias”

Sigo pela estrada de Ponte de Lima em direcção a Freixo. Logo na freguesia da Correlhã vejo, pela primeira vez, o cartaz do movimento VIRAMILHO. Remete-me, pelo grafismo, aos cartazes italianos. Gostei da mistura de cores vivas e na centralidade do símbolo com a designação do movimento. Afinal de contas é isso que irá aparecer no boletim de voto. Quanto ao slogan, O amigo das freguesias”, nem de propósito tê-lo visto pela primeira vez na freguesia da Correlhã. A presidente da Junta foi eleita pela primeira vez em 2013 com as cores do PSD, durante o mandato foi arranjando umas desculpas para se ir afastando. Em 2017 assumiu o que muitos já suspeitavam, apresentou-se com o apoio centrista. Quem foi o obreiro dessa mudança de camisola? O mesmo que levou à primeira eleição, contra todas as perspectivas, do presidente da Junta de destino desta viagem, o de Freixo. Precisamente o amigo das freguesias”, Gaspar Martins.


O betuminoso de Arcozelo reaparece


Na verdade nunca desapareceu, pelo menos para os que moram em Arcozelo. Do fumo ao cheiro, do pó aos camiões. Tudo o que foi falado, como alerta, em várias reuniões parece constituir-se na realidade quotidiana dos que vivem nas redondezas.

Reapareceu porque o assunto voltou à Assembleia Municipal pela voz de Pedro Ligeiro que apresentou as queixas dos arcozelenses e instigou o presidente da Câmara a fazer algo. Na resposta, Vítor Mendes sugeriu que, se existem queixas, devem ser dirigidas às autoridades competentes. A resposta de Mendes causou alguma indignação, mas, pensando bem, talvez esta seja a resposta que merecemos. 

Vítor Mendes, com o resto da sua equipa, é o responsável político pela central estar implantada naquele local, já os eleitores, nomeadamente os de Arcozelo, são os responsáveis por lhe darem as armas” para o poder fazer. Acha que exagero, caro leitor? 

Para a central se fixar naquele local foi preciso, por exemplo, mudar o PU, para mudar o PU foi preciso ter maioria para vencer as votações no executivo e na Assembleia Municipal. Apesar dos alertas, apesar da informação disponibilizada, apesar das declarações, apesar de já se conhecerem as intenções, 52,11% dos limianos votaram em Vítor Mendes dando-lhe maioria absoluta no executivo municipal. Vítor Mendes também venceu em Arcozelo. Alguém pode dizer que neste mandato Vítor Mendes não estava legitimado para fazer o que fez?


Estão à espera de quê?


Devo confessar que sempre achei curioso o comportamento dos que sem nunca darem a cara, na surdina se apresentam indignados, incentivam os outros à luta e, cereja no topo do bolo, no recato da urna de voto, até votam nos causadores dessa sua indignação”. Os eleitores devem ter consciência de que o seu voto realmente conta. Se querem a mudança, mas não votam nela, estão à espera de quê? Se, por outro lado, votam na continuidade porque legitimamente preferem a situação, então não venham agora rasgar as vestes.

Sem comentários: