domingo, novembro 28, 2021

Alto Minho, artigo de 24-11-2021

Exemplos

Foi com bastante interesse que li a notícia de que o presidente e os vereadores com pelouros da Câmara Municipal de Viana do Castelo vão começar a deslocar-se, em deslocações oficiais na cidade, de bicicletas eléctricas. Não sei se seria necessário serem eléctricas, mas só o facto de deixarem o automóvel e optarem pela bicicleta já é um bom e simbólico exemplo e um ponto de partida. Ficou, ainda, o compromisso de concluir a rede de ecovias, ciclovias e de estabelecer a ligação entre as margens do rio Lima. 

Ficam dois desafios, um para o presidente da Câmara de Viana, o de ligar a ecovia do rio Lima, que segue até Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, entre Viana do Castelo e Ponte de Lima. O outro desafio fica para os restantes presidentes da Câmara do distrito, que sigam o exemplo do seu congénere vianense. 



Falando de mobilidade



Não se pode, no entanto, ficar apenas por simbólicos exemplos. É preciso mais. Foi com espanto, e até estupefação, que verifiquei que alguns autocarros ao serviço do transporte colectivo na região, mesmo no transporte escolar, têm 20, 30 anos. Desgastados, poluentes, sem as condições de segurança actuais.

Perante este cenário, como é possível não se ouvir uma palavra sobre planificação e reestruturação das políticas de mobilidade vinda de algum responsável político, ou candidato a sê-lo? O que é que o famoso Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terá para este canto superior do território português nesta área? Alguém ouviu, leu alguma coisa? 

Um distrito como o de Viana do Castelo já deveria ter uma política integrada de mobilidade. Mobilidade sustentável, intermodal e ao serviço das necessidades das comunidades. Os políticos já deveriam ter propostas, já deveriam falar como o PRR iria ajudar a torna-las uma realidade. O Alto Minho não pode ser uma região do litoral condenada a ter sempre indicadores de interioridade.


Escolhas


Por estes dias, os focos dos média centram-se nas eleições internas do PSD. Rangel vrs. Rio. O primeiro veio a Viana do Castelo na passada semana, onde fez um discurso em consonância com o que lhe vamos ouvindo na comunicação social, usando as palavras chave de “união” e “esperança”. O segundo afirma que não faz campanha interna porque, como declarou, não vai mudar nada do que tem vindo a afirmar nos últimos 4 anos, pressupondo que os militantes já conhecem a sua linha de pensamento e o que propõe para o partido e para o país.

No próximo sábado, os militantes sociais democratas escolherão o seu líder. Independentemente de quem sair vencedor, para estes, o novo líder terá a obrigação de conseguir formar governo. Assim,  terá de catapultar cada lista de deputados, em cada circulo eleitoral, criando condições para que os que as formem sejam verdadeiros representantes das comunidades e não dos seus sindicatos de voto. Só assim estarão a criar condições para eleger o máximo de deputados possível, de modo a que, nos acordos e convergências que se fizerem na Assembleia da República, se seja capaz de formar governo.