domingo, março 13, 2022

Alto Minho, artigo de 09-03-2022

Feriado municipal

O antigo presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Francisco Abreu Lima, tem sido o rosto da defesa da instituição do feriado municipal limiano no dia da outorga do foral de D. Teresa, o dia 4 de Março. Esta é uma ideia que tem conquistado vários adeptos. A forte aposta que tem sido feita, nos últimos 30 anos, em enaltecer esta efeméride teve o efeito de várias gerações de limianos passarem a olhar paro o 4 de Março como o dia mais importante do concelho. O dia da “fundação” de Ponte de Lima. 

É verdade que muitos dos feriados municipais, incluindo o de Ponte de Lima, estavam ligados à religiosidade da comemoração da sua padroeira e às festas do concelho. No entanto, no final da primeira década deste século, optou-se por mudar o feriado, passando do dia fixo de 20 de Setembro para um dia móvel, a terça-feira a seguir às Feiras Novas. Na realidade deixou de ser um dia de comemoração passando a nada significar, a nada se comemorar, é apenas uma pausa no dia seguinte ao último dia das festas do concelho. 

Pelo que se ouviu, Vasco Ferraz, o actual presidente da Câmara Municipal, aparenta estar disposto a repensar o feriado municipal. Falta saber se para passá-lo para a segunda feira das Feiras Novas, último dia das festas concelhias, ou para o dia 4 de Março, já popularmente conhecido como “Dia de Ponte de Lima”.


Desporto



O concelho de Ponte de Lima tem uma grande tradição desportiva. Fruto da carolice e dedicação dos vários clubes e coletividades existentes em várias freguesias e na sede de concelho, muitas centenas de jovens têm tido a possibilidade de praticar desporto. 

Com grandes pergaminhos no concelho limiano, vou destacar o basquetebol, nomeadamente o feminino. É incontornável o trabalho de excelência do professor Abílio Lourenço que, desde a década de 80, tem elevado a patamares superiores várias atletas limianas. Actualmente no Basket Club Limiense (BCL), onde o  seu exemplo de trabalho e empenho tem resultado numa série de conquista de títulos e vitórias, passou com o mesmo sucesso pela EDL - Escola Desportiva Limiana, outrora uma referencia na modalidade. 

A história do basquetebol feminino da região norte não se faz sem a referência ao seu trabalho, o que o coloca no “hall of fame” do basquetebol português.


Que tempos estes 


Escolas bombardeadas, zonas residenciais reduzidas a escombros, milhares de famílias destroçadas pela separação entre os que ficam e os que fogem na tentativa de encontrar segurança. Apesar disso tudo, a extrema esquerda, nomeadamente o PCP e o invertebrado político BE, continuam a usar a narrativa, curiosamente usada, por exemplo, pela extrema direita italiana, de “somos contra a operação militar (aparentemente custa-lhes dizer a palavra invasão) na Ucrânia, mas …”. 

Que tempos estes onde, na prática, vemos como os extremos realmente se tocam.