domingo, maio 01, 2022

Alto Minho, artigo de 27-04-2022

 Liberdade


O 25 de Abril foi feito por pessoas que, por uma causa comum, colocaram o seu futuro em perigo. A liberdade que dessa atitude adveio para todos nós foi construída por esses e por todos os que, ano após ano, não preferiram o conforto do seu sofá, mas que, em alguma altura, colocaram o seu conforto de lado em prol da comunidade. Não só com o voto, mas com a participação, não só no querer ser, mas no estar, ao longo destes 48 anos foram milhares os que participaram na construção da nossa sociedade democrática. Não se pense, porém, que esta é garantida. Os últimos meses demonstram como tudo é tão frágil. Cabe a cada um de nós fazer o seu papel de participar, de escolher de forma informada, de não se deixar enredar pela teia populista que tenta crescer à esquerda e à direita do espectro político.


O “nosso” clube


Na década de 80 frequentava o campo da AD “Os” Limianos pelas mãos do meu pai e do meu avô Manuel. Foi uma época de muitas bombocas e capri-sun. Cerca de quarenta anos depois, voltei ao Cruzeiro levando o meu pai e o meu filho a ver jogos de “Os” Limianos. 

Em muitos locais existem clubes que agregam e representam um concelho, uma comunidade. Nem é preciso ir para as principais ligas. Veja-se o Atlético dos Arcos que representa o concelho de Arcos de Valdevez, ou o Desportivo de Monção, representante do concelho de Monção, o Valenciano, do concelho de Valença, o Vianense, de Viana do Castelo, etc. Também este é o caso de “Os” Limianos que representam o concelho de Ponte de Lima. É por isso que não percebo como alguns limianos se referem ao clube do nosso concelho como sendo o alvo a abater ou fiquem contentes com a possibilidade de este regressar ao Distrital. 

Em Ponte de Lima, deveria ser unanime, não significando isso a memorização dos outros clubes, a luta para que “Os” Limianos fosse o “grande” representante do nosso concelho no futebol. Todos teriam a ganhar com um “Os” Limianos forte e representativo.

A direcção liderada por Jaime Matos, com altos e baixos, tem conseguido trazer ao clube de Ponte de Lima exigência. Sem entrar em loucuras, que tanto se vêem no mundo do futebol, tem levado a cabo um projecto com os pés assentes na terra, tem um programa de formação que vai muito além do habitual “querer a vitória”, conseguindo reerguer o sentimento de pertença nos adeptos e atletas da formação. 

Independentemente do que vier, o “Os” Limianos será sempre o clube representativo de Ponte de Lima.