domingo, julho 24, 2022

Alto Minho, artigo de 20-07-2022

Plano Diretor Municipal

É “O” instrumento de gestão territorial por excelência. Devia ser feito em conjunto com os cidadãos e todas as forças vivas da comunidade. E pode sê-lo, para isso basta algum tempo e a participação na discussão pública. 

Não sei se o leitor se lembra, mas este foi um dos temas mais ouvidos por Ponte de Lima no ano passado. Durante os debates e campanha eleitoral nas autárquicas, falou-se da necessidade da urgente revisão do PDM. Pois bem, a abertura do período de discussão pública da alteração ao Regulamento do Plano Diretor Municipal de Ponte de Lima já é uma realidade. Os interessados poderão apresentar os seus contributos através de carta, endereçada ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, ou por email. Talvez a opção de usar também a página web do município para receber contributos não fosse de descartar. É tempo de envolver o maior números de pessoas, e quantos mais contributos, melhor. 

Caro leitor limiano, este período de consulta está aberto até meados de Agosto. Está na sua mão colaborar para que seja um verdadeiro instrumento para uma boa gestão territorial.


Música pela rua


Por Ponte de Lima o evento Percursos da Música voltou a espaços emblemáticos e praças do centro histórico limiano. Por esses espaços tem sido possível assistir a vários concertos de diferentes estilos de música. Há algo em comum, a qualidade. Até ao final deste mês, todos os dias, o leitor, ao passear por Ponte de Lima, poderá “esbarrar” com um dos concertos, verá que valerá a pena.


Os livros estão de volta


Não, os livros nunca nos deixaram, a feira do livro de Ponte de Lima é que está de volta este fim de semana. Começa no dia 21 e termina a 24 de julho. 

Este ano, embora seja organizada novamente na Expolima, será ao ar livre e terá vários momentos de interesse, desde apresentações de livros, até conversas temáticas e, claro, momentos dedicados aos mais novos. Mas o mais interessante serão, certamente, os livros que por lá encontraremos. Livros de autores locais, mas não só. Estou certo de que por lá encontraremos “aquele” livro que há tanto procurávamos e com a atractividade do preço de feira do livro. Passe na Expolima, vai ver que não dará o seu tempo por perdido.